Instituto Tomie Ohtake exibe filmes árabes

Seg, 08/04/2019 - 07:46
Publicado em:

 

Mostra de cinema faz parte da exposição de fotos Taswir – a fotografia árabe contemporânea, que pode ser vista no espaço cultural  até o dia 28 de abril.

Instituto Tomie Ohtake está exibindo filmes do mundo árabe contemporâneo como parte da exposição de fotos Taswir – a fotografia árabe contemporânea, que pode ser vista no local até o dia 28 de abril. A entrada é gratuita.

Os filmes são da Tunísia, Argélia, Marrocos, Egito, Iraque, França e Israel. Os cinco primeiros são países árabes. A França tem tradição de fazer cinema com temática da região e filmar por lá. O país participa da mostra com um filme só seu e com uma coprodução com os marroquinos. O filme de Israel, que não é país árabe, mas fica no Oriente Médio, é sobre a Palestina.

No dia 13, às 19h e 21h, serão exibidos o documentário francês “Queime o mar” e o drama iraquiano “Minha doce Pepper Land” (foto acima), respectivamente. O primeiro traz histórias de jovens tunisianos após a revolução, e o segundo, a rotina de um policial que tenta ser justo e de uma professora que desafia os costumes na fronteira do Iraque, Irã e Turquia. No dia 14, os títulos são “Cinco Câmeras Quebradas" (foto abaixo), às 18h, sobre uma filmagem da resistência palestina, filme que integrou a 8ª Mostra Mundo Árabe de Cinema do ICArabe em 2013, e “O Navalha de Túnis”, da Tunísia, às 20h, sobre o homem que corta com navalha mulheres que julga estarem vestidas inapropriadamente.

De acordo com informações divulgadas pelo Instituto Tomie Ohtake, a mostra de filmes é realizada com apoio do Consulado Geral da França no Brasil e do Institut Français, e retrata a realidade política, social e cultural dos países que integram o mundo árabe. O instituto afirma que as produções não se restringem a questões políticas e religiosas que perpassam os conflitos locais, mas buscam no cotidiano dos personagens uma imersão nas culturas. A curadoria é do Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake.

A exposição de fotos que motiva a mostra de filmes foi inaugurada no dia 28 de março e comemora o Dia Nacional da Comunidade Árabe, que é 25 de Março, e os 74 anos da Liga Árabe. Ela é promovida pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em parceria com o Instituto do Mundo Árabe (IMA) de Paris. São imagens feitas por 14 fotógrafos de 12 países árabes e europeus, uma reedição de exposições já realizadas pelo IMA.

 

Serviço

Mostra de Filmes Mundo Árabe Contemporâneo
Dias 6, 7, 13 e 14 de abril de 2019
Nos sábados às 19h e 21h e nos domingos às 18h e 20h
Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima, 201 – Complexo Aché Cultural
(Entrada pela Rua Coropés, 88) – Pinheiros – São Paulo – SP
Mais informações pelo telefone (11) 2245 1900 ou aqui
Gratuito

5 cameras
"Cinco Câmeras Quebras" integrou a Mostra Mundo Árabe de Cinema em 2013