Dia Mundial do Refugiado terá série de atividades virtuais

Sáb, 20/06/2020 - 10:05
Publicado em:

 

Para lembrar o Dia Mundial do Refugiado (20 de junho), a Agência da ONU para Refugiados (Acnur) promoverá uma série de atividades artísticas e de entretenimento com a população refugiada, eventos virtuais nas redes sociais e divulgação das tendências sobre o deslocamento forçado no mundo.

A agenda está sendo organizada pela Acnur e parceiros. O governo brasileiro estima que o Brasil tem cerca de 43 mil pessoas reconhecidas como refugiadas de mais de 50 nacionalidades diferentes, além de quase 300 mil solicitantes de refúgio.

Em todas estas atividades estão sendo consideradas os critérios de distanciamento recomendados pela pandemia do novo coronavírus. Imagens desta produção artística feita por refugiados e migrantes venezuelanos serão divulgadas pelas redes sociais do ACNUR Brasil e disponibilizadas no site www.acnur.org.br

“O novo coronavírus está fazendo o mundo se sentir mais vulnerável, pois não respeita fronteiras, ameaça as pessoas e transforma a vida como conhecemos. Esta crise mostra que temos um papel a cumprir, que todas as pessoas fazem a diferença e que cada ação é importante”, afirma o representante do ACNUR no Brasil, Jose Egas.

Refúgio no mundo – Com informações atualizadas sobre refúgio e outras formas de deslocamento forçado no mundo, o relatório anual do ACNUR “Tendências Globais 2019” será lançado virtualmente no dia 18 de junho. Também no ambiente virtual, o ACNUR e seus parceiros realizarão várias atividades nas redes sociais, debatendo temas como o impacto da COVID-19 na mobilidade humana, a autossuficiência das pessoas refugiadas e aspectos legais do refúgio.

A cultura também terá destaque nesta agenda virtual. No dia 19 de junho, às 16h, o ACNUR e o SESC-SP promovem a leitura do livro infantil “Amal e a viagem mais importante de sua vida”, da jornalista Carolina Montenegro. Esta contação de história para crianças brasileiras e refugiadas acontecerá no Instagram, nos canais 
ACNUR Brasil e Caçando Estórias.

No dia 21/06, às 15h, acontece no canal do ACNUR Brasil no Youtube a “Live de Todos os Povos”, com exibição de documentário sobre a “Orquestra Mundana Refugi” e uma homenagem especial do músico brasileiro Chico Buarque às pessoas refugiadas. No dia 23 será lançada em realidade virtual a exposição “Em Casa, no Brasil”, uma parceria com o SESC-SP que permitirá aos visitantes conhecer a estrutura de uma unidade de habitação usada em campos e abrigos para refugiados, além de ouvir depoimentos de pessoas refugiadas sobre suas lembranças e motivos no presente que as fazem se sentir em casa no país.

Em paralelo, o ACNUR e seus parceiros promovem uma série de seminários virtuais que irão debater sobre o refúgio no Brasil e anunciar medidas de apoio à integração desta população. No dia 23/06, com o Governo de Minas Gerais, Prefeitura de Belo Horizonte, o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, será divulgado estudo de georreferenciamento amostral da população refugiada na capital mineira. Ainda em junho, com a Prefeitura de São Paulo será lançado o Plano Municipal de Políticas para Imigrantes da capital paulista.

 

Sobre o Dia Mundial do Refugiado – Desde 2001, o Dia Mundial do Refugiado é celebrado globalmente em 20 de junho, de acordo com resolução aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Para o ACNUR, a data é uma oportunidade para homenagear a coragem, a resiliência e a força de todas as mulheres, homens e crianças forçadas a deixar suas casas por causa de guerras, conflitos armados e perseguições. Estas pessoas deixam tudo para trás – exceto a esperança e o sonho de um futuro mais seguro.