CCBB reabre com exposição "Egito Antigo: do cotidiano à eternidade"

Qui, 05/11/2020 - 14:32
Publicado em:



Após meses fechado devido à pandemia de covid-19, o Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo retomou as atividades com uma série de medidas protetivas. A reabertura é apenas com a mostra "Egito Antigo: do cotidiano à eternidade", que ficará em exposição até o dia 3 de janeiro de 2021, com visitas de 45 minutos de duração. A exposição traz 140 peças entre esculturas, pinturas, objetos litúrgicos, sarcófagos e uma múmia humana do Museu Egípcio de Turim, na Itália. O público pode conhecer a história do Egito de uma forma didática e interativa. Há peças da civilização que existiu ao longo de 3 mil anos, a partir de 4.000 a.C e que foram encontradas durante escavações durante o século XIX e XX. A exposição é dividida em três núcleos: 

Núcleo Vida Cotidiana: reúne vídeos e fotografias de sítios arqueológicos, tumbas, entre outros objetos e adornos. 

Núcleo Religião: o público entrará em um “templo” que remete ao Deus Osíris e poderá desvendar aspectos ligados à magia e ao politeísmo dos egípcios. 

Núcleo Eternidade: mostra as tradições funerárias e a crença na vida após a morte, com diversos tipos de tumbas e rituais de mumificação. Além dos núcleos, há uma sessão interativa com um vídeo de reconstrução em 3D de monumentos da região. 

A exposição também será apresentada em Brasília/DF e em Belo Horizonte/MG. Para ter acesso ao CCBB, é obrigatório a validação do ingresso e a medição da temperatura corporal. Serão até 50 visitantes por grupo, que vão receber as orientações das medidas protetivas. O uso de máscara também é obrigatório, haverá fiscalização e a disponibilização de álcool em gel. Para reservar seu ingresso, clique no link abaixo: 
https://www.eventim.com.br/artist/egito-antigo/

Confira os protocolos de segurança do CCBB:

Acesso ao prédio: será permitido apenas mediante agendamento pelo site da Eventim. Lembramos que o número de pessoas que podem agendar visitação em cada horário é limitado e que não será possível reagendar novamente a visita em caso de “no show”.

Estão abertos à visitação: mediante apresentação de ingresso eletrônico e com limite de acessos: salas expositivas com a Exposição Egito Antigo: Do cotidiano à eternidade e Lojinha do CCBB nos horários definidos.

Validade ingresso: o ingresso é válido para o dia e horário agendados, com tolerância máxima de 15 minutos, sem possibilidade de alteração. Recomendamos planejamento dos usuários para melhor experiência de visitação.

Aferição de temperatura: a temperatura dos visitantes será aferida na entrada no CCBB. Pessoas com temperatura igual ou superior a 37,5º serão orientadas a buscar atendimento médico especializado e a sua entrada no prédio não será permitida

Entrada e saída pelas laterais da porta principal: pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem entrar e sair pela rua Álvares Penteado.

Serviço de guarda-volumes: está suspenso. Use somente o indispensável para sua visita. Não é permitida a entrada nas salas de exposição portando mochilas ou malas. Solicitamos que evitem o uso de bolsas com dimensões superiores a 50 cm x 60 cm x 10 cm (LxAxP).

Uso obrigatório de máscara: durante a permanência no CCBB São Paulo é obrigatório o uso da máscara cobrindo boca e nariz, sendo dispensada para crianças até os 3 anos de idade, pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial, conforme declaração médica, que poderá ser obtida por meio digital (Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020).

Visitação: na exposição “Egito Antigo: Do cotidiano à eternidade” os visitantes têm um fluxo de visitação sinalizado no espaço, que respeita o adequado distanciamento físico. O fluxo será do subsolo para o quarto andar, com limite de tempo de 45 minutos. Uma vez iniciada a visita, o público não poderá voltar ao ponto inicial.

Utilização dos elevadores: siga as orientações do serviço de ascensoristas do CCBB. Pessoas com deficiência, mobilidade reduzida ou que precisem de acompanhamento possuem atendimento priorizado. Recomendamos o uso das escadas aos demais usuários.

Distanciamento: o recomendado entre as pessoas é de 2 metros. Importante seguir a marcação no piso para orientação.

Entrada do café: é permitida a entrada apenas ao café, sem visitação à exposição. A entrada será exclusivamente pela Rua Álvares Penteado. O acesso ao café não permite entrada para demais dependências do CCBB.

Atividades suspensas: Programa Educativo, Cinema e Teatro

Todas as tomadas estão desativadas

Não é permitido sentar-se no chão

Utilização dos banheiros: haverá limitação da capacidade

Bebedouros desligados: por medida de segurança os bebedouros foram desinstalados. Importante o visitante se organizar e trazer sua água.