Universidade libanesa inicia centro de estudos sobre América Latina

Ter, 08/06/2010 - 13:09
A Universidade Espírito Santo (Saint-Esprit) de Kaslik  -USEK (www.usek.edu.lb), no Líbano está preparando para o mês de setembro, início do ano letivo naquele país, a inauguração das atividades de seu Centro de Estudos e Culturas da América latina (CECAL). O novo departamento, que já foi criado e está em período de estruturação, será aberto a todas as disciplinas nas áreas da  cultura, ciências, política,  economia, comércio, esporte, história e ciências sociais e humanas. Seu principal objetivo será de promover o intercâmbio, uma plataforma para a cooperação,  uma referência entre a universidade USEK e a América Latina e ao mesmo tempo uma Casa da América Latina no Líbano.

De acordo com o diretor do CECAL, Roberto Khatlab, a América Latina é uma das regiões do mundo que acolheu grande parte da emigração libanesa (e do Oriente Médio) e que forma hoje uma forte relação humana com o Líbano. “Paradoxalmente, as riquezas culturais e econômicas da América Latina são às vezes pouco conhecida no Oriente Médio. Tal conhecimento poderá estreitar ainda mais as relações entre as duas regiões”, avalia ele. Khatlab explica que a meta é fortificar as culturas que atravessaram, através da emigração e imigração, o Mediterrâneo e o Atlântico, e que ligaram e continuam unindo estreitamente o Oriente Médio e a América Latina.

Roberto Khatlab, diretor do CECALAs primeiras atividades previstas após a inauguração do centro de estudos são: a formação de uma biblioteca latino-americana, para divulgar a região através de obras em espanhol, português e outros idiomas; assinatura de convenções com as universidades e instituições das Américas como também de outros continentes; ensino das línguas espanhola e portuguesa, assim como de suas literaturas; organização de conferências, de seminários, de congressos, de rodas de negócios, exposições, para a difusão de conhecimento e desenvolvimento das relações libano-latino-americana.