Mostra de cinema em SP expõe postura crítica de jovens árabes

Dom, 26/06/2011 - 20:45

Soraya Smaili, diretora do ICArabe, Instituto da Cultura Árabe, explica no vídeo acima que as produções em cartaz revelam o cotidiano desses jovens e explicam por que muitos deles vão às ruas para protestar.

Já Michel Sleiman, presidente do instituto e professor de língua e literatura árabes da USP (Universidade de São Paulo), comenta o papel do cinema nessas mobilizações e diz acreditar que os países árabes "vão varrer a repressão".

Mostra revela filmes que anteciparam revolução no mundo árabe

A edição deste ano será realizada até o dia 29 de junho no Cinesesc, no Centro Cultural São Paulo, na Cinemateca Brasileira e na Matilha Cultural, em São Paulo. Ao todo, serão exibidos 15 filmes vindos de países como Egito, Marrocos, Síria, Iraque, Líbano e Tunísia.

Também faz parte da programação a mostra fotográfica "Expressões da Revolução", em cartaz na Matilha Cultural, até 25 de junho, com fotografias e manifestações artísticas que abordam os recentes acontecimentos políticos no Oriente Médio.

Após deixar São Paulo, o festival cinematográfico seguirá para Brasília e Belo Horizonte. Veja mais informações no site da mostra.

Fonte: TV Folha
Crédito da foto: Alf Ribeiro