Espetáculo "Aida" no Theatro Municipal de São Paulo

Qui, 01/08/2013 - 16:31
Publicado em:
0 comments

Com enredo sobre guerra e amor entre egípcios e etíopes e direção cênica do italiano Marco Gandini, o espetáculo Aída, de Giuseppe Verdi, poderá ser visto partir de 09 de agosto.

A ópera reunirá a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, sob a regência do maestro John Nechling, o Balé da Cidade de São Paulo e o Coral Lírico, envolvendo 276 profissionais entre músicos, bailarinos e atores. Ainda na liderança da ópera estarão os também europeus Italo Grassi, no cenário, Simona Morresi, no figurino, Virginio Levrio, no desenho de luz, e Marco Barriel, na coreografia.

Aída será interpretada pela soprano italiana Maria Billeri. Como Amneris estarão a mezzo-soprano finlandesa Tuija Knihtilã e a italiana Laura Brioli. Radamés é vivido pelos tenores norte-americanos Gregory Kunde e Stuart Neill. Amonasro é interpretado pelo britânico Anthony Michaels-Moore e o brasileiro Rodrigo Esteves. Há ainda a participação dos brasileiros Luiz-Ottavio Faria, Carlos Eduardo Marcos e Lukas D’Oro.

Aída foi apresentada pela primeira vez no Egito, em 1871. No ano seguinte foi montada na Itália, onde foi efusivamente aplaudida. A obra foi feita por Verdi sob encomenda e mediante pagamento de 150 mil francos de ouro. O italiano acreditava que o texto base tinha como autor o então vice-rei do Egito, o que não era verdade. Quem escreveu o libreto foi Du Locle, em francês, supervisionado por Giuseppe Verdi. O libretista italiano Antonio Ghislanzoni fez a tradução e finalizou a obra.

Palestra e exposição

Durante a temporada do espetáculo, o Theatro Municipal promoverá outras atividades sobre "Aida":


PALESTRA SOBRE ÓPERA AIDA
Dia 3 de agosto de 2013 às 17h
Salão Nobre do Theatro Municipal de São Paulo
Com o jornalista Irineu Franco Perpetuo
Entrada Franca

Após a palestra, abertura da exposição:

EXPOSIÇÃO ANTOLÓGICA DAS PARTITURAS MUSICAIS VERDIANAS

Evento oficial das celebrações para o bicentenário de nascimento de Giuseppe Verdi
Salão Nobre do Theatro Municipal de São Paulo
De 3 a 25 de agosto de 2013 – Abertura da exposição após a Palestra sobre a ópera Aida
Entrada Franca

A exposição apresenta 30 capas de partituras originais de óperas do compositor Giuseppe Verdi, editadas entre 1848 e 1900. A exposição segue o percurso cronológico da produção verdiana, com todas as capas das partituras das 28 óperas, além da Messa da Requiem para Alessandro Manzoni e a Ave Maria para Dante Alighieri. Cinco painéis apresentam a biografia do compositor e a cronologia de suas obras.

As técnicas de gravura empregadas nas capas das primeiras edições das partituras compreendem a xilogravura, a litografia, a acquaforte e a cromolitografia. A casa editorial é, na maioria das vezes, a Casa Ricordi, e a maior parte dos artistas que confeccionaram as capas das partituras verdianas trabalhava para o atelier gráfico da Casa Ricordi, cujo diretor era Tito Ricordi, especialista em litografia e gravura.

O filho de Tito, Giulio, também desenhou algumas das capas, dentre as quais o frontispício da célebre primeira edição de Aida. Neste grupo de artistas destacam-se nomes como Francesco Ratti, Roberto Focosi, Alfredo Edel e Adolf Hohenstein.

A mostra tem a curadoria de Stefano Liberati e Dario F. Marletto e é promovida pela Academia Nacional de Arte Antiga e Moderna de Roma, pelo Ministério de Relações Exteriores da Itália e pelo Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, por ocasião das celebrações do bicentenário do nascimento do compositor, em parceria com o Theatro Municipal de São Paulo, e pode ser apreciada nos dias de espetáculo ou durante as visitas guiadas ao Theatro Municipal.

Serviço:

Ópera Aída – de Giuseppe Verdi
Em agosto - Dias 09 sexta (20h), 11 domingo (18h), 13 terça (20h), 15 quinta (20h), 17 sábado (20h), 18 domingo (18h), 20 terça (20h), 22 quinta (20h), 24 sábado (20h), 25 domingo (18h)
Theatro Municipal de São Paulo, Praça Ramos de Azevedo s/n – São Paulo – SP
Bilheteria: +55 (11) 3397-0327 ou www.ingressorapido.com.br
Ingressos: R$ 40 a R$ 100 – meia entrada para estudantes