Câmara Árabe comemora 60 anos

Sex, 30/11/2012 - 11:06
Publicado em:
Por ICArabe e Alexandre Rocha, da ANBA

A Câmara de Comércio Árabe Brasileira promoveu na noite desta quinta-feira (29), no Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo, uma festa em comemoração aos seus 60 anos.  Membros e ex-membros da Diretoria do ICArabe prestigiaram a comemoração, entre eles, o vice-presidente Michel Sleiman, o Diretor Cultural, Geraldo Godoy, Sineval Martins Rodrigues, Adel Auada, Heloisa Abreu Dib Julien e Claudio Zaki Dib, que foi Conselheiro Cultural do ICArabe e Vice-Presidente Cultural da Câmara por dez anos, acompanhado por sua esposa, Dora Abreu Dib.

Segundo o presidente da Câmara, Salim Taufic Schahin, a entidade chega a esta idade preparada para os desafios atuais e com um olho no futuro. “Hoje estamos mais aptos e ativos para prospectar novos negócios”, destacou Schahin em discurso. “Ainda mais neste momento de mudanças políticas, econômicas e sociais”, acrescentou, referindo-se à crise na economia internacional e às mudanças provocadas pela Primavera Árabe no Oriente Médio e no Norte da África.

Na cerimônia foram homenageados os ex-presidentes Jamil Saliba, Sylvio Wagih Abdallah, Walid Yazigi, Orlando Sarhan, Antonio Sarkis Jr. e o ex-presidente do Conselho da entidade Willian Adib Dib.

Em nome dos diplomatas árabes que atuam no Brasil, o embaixador da Palestina, Ibrahim Alzeben, disse que os homens e mulheres que trabalham para a aproximação do País com as nações árabes “são discípulos dos inventores do comércio”, em referência às gerações de imigrantes e descendentes de árabes que fundaram e que dirigem a entidade. “O Conselho [dos Embaixadores Árabes] renova sua disposição de colaborar com a instituição e de ir dia a dia melhorando esta coordenação”, afirmou.

Schahin declarou que a Câmara “simboliza a fraternidade entre árabes e brasileiros” e ressaltou o trabalho de seus antecessores para que ela atingisse a importância que tem hoje. Ele acrescentou que a entidade teve que se reinventar diversas vezes ao longo de sua história para fazer frente aos desafios brasileiros e internacionais.

Palestina

Schahin ainda destacou a “feliz coincidência” de a festa ser realizada no mesmo dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas reconheceu a Palestina como estado observador na ONU. “É uma imensa felicidade esta votação expressiva”, disse ele, em meio a aplausos. A elevação do status do país foi aprovada com 138 votos a favor, nove contra e 41 abstenções.
Alzeben afirmou que “a bandeira da Palestina já está no seio da ONU”. “Dedico esta vitória a todos os nossos irmãos e amigos no mundo inteiro. Todos aqui, esta noite, têm nossa gratidão. Cada um de vocês fez algo pela Palestina”, declarou, aplaudido, decano do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil.

Os convidados lotaram o salão de festas do Monte Líbano para o jantar. Foi apresentado ainda um vídeo sobre a história da Câmara Árabe e a noite foi encerrada com um show da banda do músico Sami Bordokan, acompanhada de dançarinos.