Centro Cultural da Juventude dedica programação especial ao Oriente Médio árabe

Qua, 15/09/2010 - 12:43
Publicado em:
O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ), ligado à Secretaria da Cultura do município de São Paulo, deu início nessa semana a uma programação especial sobre o Oriente Médio árabe, com o tema “Que Oriente é este?”.   As atrações, que começam em 15 de setembro, seguem até o dia 29 e incluem, além de seis filmes da 5ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, palestras e oficinas.

Segundo Dolores Biruel, gestora de programação cultural do Centro, desde 2007, a cada dois meses a instituição promove um projeto chamado “Que país é este?”. “Escolhemos uma nação que tenha relação com nosso laboratório de idiomas. O árabe é uma das nove línguas que podem ser encontradas nas publicações da biblioteca do Centro, por isso dedicamos esta edição do projeto ao Oriente Médio”, explicou ela.

O objetivo da iniciativa é  concentrar informações relacionadas a um determinada país, colocando à disposição um acervo e um contexto cultural. “Dessa maneira esperamos promover o acesso aos dados e o encontro de grupos que tenham o mesmo interesse”, ressaltou Dolores.

Essa não é a primeira vez que o CCJ promove e divulga a cultura árabe. Em 2008, foram desenvolvidas várias atividades com o apoio do ICArabe. “A ideia se deu justamente pelo interesse do público frequentador do Centro, além disso serviu para atrair novos usuários”, contou a gestora.

O público-alvo do CCJ são jovens entre 18 e 29 anos, mas nada impede que pessoas de outras idades também participem das atividades, desde que se respeite a classificação indicativa de cada uma delas.

 Além de trabalhar no CCJ, Dolores Biruel também atua no ICArabe como coordenadora do Al Máhjar – Centro de Estudos da Imigração.

 

Atividades

Ministrada por Soraya Smaili, diretora do Instituto da Cultura Árabe (ICArabe), a palestra “Os árabes e suas contribuições para a ciência e a medicina” abre o evento. Safra Jubran, professora do Departamento de Letras Orientais da USP, fala sobre a língua árabe, presente em mais de 22 países e que colaborou para a formação do léxico de vários idiomas, incluindo o português. “Matemática árabe”, com Francisco Miraglia Neto, professor do Instituto de Matemática da USP, e “História de formação do mundo árabe”, com Murched Omar Taha,
professor da Unifesp, também são temas de encontros.

A oficina “Nossas diferenças não podem superar nossas semelhanças”  traz uma performance da artista plástica Sheila Mann Hara, judia nascida no íbano. Resgatando no título uma frase dita pelo líder norte-americano Martin Luther King, a atividade busca promover a integração, compreensão e conciliação das três religiões monoteístas: o cristianismo, o judaísmo e o islamismo.

Apreciada em todo o mundo por sua sensualidade, a milenar dança do ventre tem a sua história abordada e demonstrada em aula aberta da coreógrafa Cristina Antoniadis. O músico Jihad Smaili e a dançarina Leandra Yunis apresentam a melodia e as variações da música árabe.


Veja abaixo a programação completa. (Clique aqui para consultar a programação dos filmes da 5ª Mostra Mundo àrabe de Cinema)


SERVIÇO

Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso

Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641 - Vila Nova Cachoeirinha - São Paulo (SP)

Tel.: (11) 3984 2466

http://ccjuve.prefeitura.sp.gov.br

www.twitter.com/ccjuventude