Prêmio Sharjah-Unesco elege os promotores da cultura árabe

Sex, 20/10/2023 - 22:52
Publicado em:

Estão abertas as inscrições para a 20ª edição do Prêmio Unesco-Sharjah para a Cultura Árabe, concedido em parceria entre o emirado de Sharjah e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A cada ano, duas pessoas ou instituições são reconhecidas por, com seu trabalho, ter contribuído artística e culturalmente para a promoção da cultura árabe no mundo.

Os candidatos podem ser árabes ou não, de qualquer país, pessoas, instituições e organizações não-governamentais. Em nota divulgada pela Unesco, a diretora-geral da instituição, Audrey Azoulay, recorda sobre a importância em indicar mulheres e jovens para concorrer ao prêmio, “para refletir nosso comprometimento com a equidade de gênero e com a juventude”.

As candidaturas ao prêmio podem ser feitas até 31 de janeiro de 2024 e enviadas para o e-mail prix.sharjah@unesco.org .Cada indicação precisa ser enviada pelo governo do país do candidato com uma recomendação por escrito em inglês ou francês que precisa incluir: uma descrição da pessoa ou instituição candidata e suas realizações; um resumo dos trabalhos, documentos e publicações submetidas à consideração; e uma explanação sobre a contribuição da pessoa ou instituição candidata com os objetivos do prêmio.

Os candidatos precisam ter reconhecimento internacional no campo do conhecimento em que atuam e precisam ter feito contribuições “significativas” para a promoção e difusão da cultura árabe. Também devem ter contribuído para promover o diálogo cultural e a revitalização da cultura árabe.

Um júri formado por cinco pessoas selecionará os vencedores, que serão anunciados pela Unesco e premiados em uma cerimônia que será realizada na sede da instituição, em Paris (na imagem acima, premiação em 2022). Um dos integrantes do júri é o professor do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Geraldo Adriano Godoy de Campos. O prêmio é financiado pelo emirado de Sharjah, um dos sete que compõem os Emirados Árabes. Cada vencedor recebe US$ 30 mil.

Entre as pessoas que já venceram o prêmio, está a vice-presidente de Comunicação de Marketing da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Silvia Antibas. Ela recebeu o prêmio em 2019. O professor de Língua e Cultura Árabe Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), João Baptista Vargens, foi premiado em 2011.

 

Crédito da foto: Divulgação/WAM