Artista e educador egípcio Shady El Noshokaty fala ao público em São Paulo sobre arte, política e a Primavera Árabe

Sex, 24/01/2014 - 09:29
O LabExperimental , com apoio do ICArabe, em sua programação de comemoração de 10 anos, promoverá, na terça-feira, dia 28 de janeiro, em São Paulo, o encontro "Arte, política e a Primavera Árabe hoje", com o artista e educador Shady El Noshokaty , curador na Bienal de Veneza em 2011 e criador da Fundação ASCII de Arte Contemporânea, que em junho de 2013 abriu suas portas no bairro de Ard el Lewa, na periferia da cidade do Cairo. O evento é organizado por Demétrio Portugal e Jonaya de Castro e terá participação do antropólogo Massimo Canevacci.
 
A Fundação ASCII de Arte Contemporânea é uma a instituição composta por um núcleo educativo, com cursos e oficinas, uma biblioteca com livros e recursos da coleção pessoal de El Noshokaty e um laboratório OpenSource (código aberto), baseado em tecnologia de reciclagem de arte e novas mídias, compondo um centro de pesquisa.

El Noshokaty, além de ser uma figura central na educação artística no Egito, possui uma sólida carreira como artista, responsável inclusive pela curadoria do Pavilhão egípcio na Bienal de Veneza em 2011, o ano estopim da Primavera Árabe e da queda do ditador Mubarak. Naquela bienal, ele assumiu uma postura bastante contestadora e ocupou o pavilhão com a obra “30 Dias Correndo Sem Sair do Lugar”, do expoente Ahmed Bassiouny, um artista pioneiro assassinado por um franco atirador durante as demonstrações na praça Tahrir, quatro meses antes.
Inicialmente idealizada em parceria com Ahmed Bassiouny, amigo pessoal e parceiro, a Fundação ASCII de Arte Contempotânea propõe um ambiente também de articulação para criação de grupos artísticos e organizações, como é a experiência do artista Mohammed Allam que, a partir do contato com a Fundação se juntou ao colega Dia Hamed e criaram uma nova instituição para promover jovens artistas a partir do coletivo Medrar.
O  papel de professor e articulador de El Noshokaty tem respaldo numa trajetória artística com exibições coletivas e individuais ao redor do mundo como o Museu Mori Art, em Tóquio; na Tate Modern e na Hayward Galleries, em Londres; no Museu Kunst, em Bonn; na Arte Contemporânea Parotta, em Stuttgart; no Centro Pompidou em Paris, entre muitos outros.

Em sua trajetória como educador, tem o título de doutor em Educação Artística pela Universidade de Helwan, é professor associado convidado pela Universidade Americana do Cairo. Desde 2000 realiza o “Media Art Workshop” na Universidade de Helwan que agora se desdobra em atividades também na ASCII Foundation of Contemporary Art.Já amadurecido, o “Media Art Workshop” incorpora todo o conceito de educação artística como ferramenta para capacitar jovens egípcios a nível global. O workshop explora práticas em suportes (mídia) e linguagens que ainda são muito novas para as instituições acadêmicas do Egito, seja na fotografia, vídeo, arte, som ou artes gráficas. “Inicialmente a ideia era começar com esse curso e expandir até permear diversos segmentos da academia, mas depois de 12 anos dentro de uma universidade percebemos que era melhor criarmos o nosso próprio espaço para expansão desse projeto”, comenta El Noshokaty.

Hoje a Fundação ASCII promove em torno de 5 a 7 cursos, que estão crescendo a cada ano. Vinculado a esta proposta de qualificação da produção artística do Egito, está também em projeto a criação de uma revista de Art Media escrita em árabe, com o objetivo de tornar mais acessível à comunidade artística o que existe de mais novo no campo de inovação de linguagem e tecnologia, entre diversos outros temas. “Estamos testemunhando agora uma nova dimensão na história da arte egípcia , quando a arte torna-se sobre a pesquisa, documentação e arquivamento”, diz El Noshokaty. “Arte não é sobre uma pintura agradável de criar para vender mais. A arte é tudo sobre a produção e transformação”, completa.

As inscrições para participar podem ser feitas em http://goo.gl/1FuBEl .

Mais informações em http://labexperimental.org/160/ .

Links de referência
http://cairoartblog.com/introducing-ascii-foundation-for-contemporary-art/
http://www.youtube.com/watch?v=7YKUSWSWJ1w
http://www.noshokaty.com/
http://www.mediaartworkshop.com/


Serviço:

Conversa aberta com Shady El Noshokaty: “Arte Política e a Primavera Árabe Hoje” - participação confirmada de Massimo Canevacci

Quando: dia 28 de janeiro, terça-feira, às 17h

17h _ Exibição do filme "Tahrir"
19h _ Conversa Aberta com SHADY EL NOSHOKATY

Onde: Biblioteca Mário de Andrade - Rua da Consolação, 94 - São Paulo

Inscrições gratuitas: http://goo.gl/1FuBEl

Organização: Demétrio Portugal e Jonaya de Castro

Apoio: Instituto de Cultura Árabe