10ª Mostra Mundo Árabe de Cinema: debate no Quintal Amêndola ressalta as ligações entre as culturas árabe e brasileira

Sex, 14/08/2015 - 00:20
Publicado em:

A atividade, que integrou a programação da Mostra, contou com as participações do curador Geraldo Adriano Godoy de Campos e dos convidados Alaa Karkouti e Maher Diab.

A celebração dos elementos que unem as culturas árabe e brasileira permeou o debate promovido no Quintal Amêndola, em São Paulo, na programação da 10ª Mostra Mundo Árabe de Cinema. O curador da Mostra, Geraldo Adriano Godoy de Campos, recebeu os convidados internacionais Alaa Karkouti e Maher Diab para um bate-papo no espaço cultural nesta quinta-feira, 13. 

 “É impossível entender a cultura brasileira sem os elementos árabes na língua, comida, em diversas áreas”, afirmou Godoy, sobre a aproximação entre as duas culturas, que pode ser observada por meio dos filmes desta edição. “Nós entendemos essa mostra e esse debate como uma crença na importância da arte”, ressaltou.

Alaa Karkouti, que é sírio, mora atualmente no Egito e é editor da Good News Cinema Magazine, aproveitou o espaço para comparar a indústria cinematográfica do Brasil com a árabe. “No mundo árabe, é diferente, há menos apoio oficial, a produção é mais independente”, pontuou.

Para Maher Diab, que é ilustrador e trabalhou como principal designer da Arab World, um dos aspectos que mais chama atenção é a falta de liberdade na produção cinematográfica árabe, comparada à brasileira.  Segundo ele, temas como a homossexualidade também são abordados, mas de maneira subliminar. “O problema é o tema da religião, faz as pessoas ficarem cegas”, disse.

Geraldo Godoy voltou a defender a semelhança de questões sociais entre as culturas brasileira e árabe. “Nós pensamos que a separação entre a Igreja e o Estado é um problema no mundo árabe. Mas e no Brasil?”

O próximo evento na capital acontece nesta sexta-feira (14), com a homenagem a Raduan Nassar, no Cinesesc, que terá a exibição de “Lavoura Arcaica” e um bate-papo com Milton Hatoum (veja mais em http://migre.me/rapGR).

No sábado, o Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo receberá Alaa Karkouti e o diretor de festivais de música do Marrocos, Brahim el Mazned, no encontro “O Pan-Arabismo e o Pan-Africanismo nas artes: Reflexos no cinema e na música”(saiba mais em http://migre.me/rapJN).

Confira também a programação completa em todas as cidades: http://www.icarabe.org/noticias/10a-mostra-mundo-arabe-de-cinema-estreia...