Filmes para conhecer mais sobre a Palestina

Sex, 27/10/2023 - 07:40
Publicado em:

 

Arthur Jafet, curador da Mostra Mundo Árabe de Cinema, realizada pelo ICArabe, indica produções sobre a Palestina, o povo palestino e as questões na Faixa de Gaza. Confira:

A 200 metros

Direção: Ameen Nayfeh

Roteiro Ameen Nayfeh

Elenco: Ali SulimanAnna UnterbergerGassan Abbas

Título original 200 Meters

Trailer https://www.youtube.com/watch?v=blB7DbYN_eg

Sinopse

Indicação da Jordânia para o Oscar 2021. O longa retrata a jornada de Mustafa, interpretado por Ali Suliman, um pai que mora a 200 metros de distância de sua família. Eles vivem separados por um muro, que divide  Cisjordânia e Israel.  Quando recebe uma ligação de que seu filho sofreu um acidente e está internado, Mustafa tenta atravessar a fronteira, mas é impedido. Inconformado com a situação e com a recusa dos oficiais israelenses, ele parte em uma viagem de 200 quilômetros para reencontrar a sua família.  A estreia mundial do filme aconteceu no Festival de Veneza, em setembro. Ganhou o BNL People’s Choice Award e recebeu o prêmio da crítica (Fipresci), além de ser reconhecido pelo público com uma premiação por “exemplificar temas humanitários”, em El Gouna.

2

 

Budrus

Ano: 2009

Duração: 82 minutos

Idiomas: Árabe, Hebraico e Inglês

Gênero: Documentário

Direção: Julia Bacha

Países: EUA, Israel e Palestina

Trailer: www.youtube.com/watch?v=2hqYR7OkqL4&feature=emb_logo"feature=emb_logo

Sinopse

Em 2003, quando o governo israelense decide erguer uma barreira entre Israel e a Palestina, a vila palestina de Budrus torna-se o principal palco de manifestações. O muro atravessaria o vilarejo, destruindo os campos e separando famílias. Mas Ayed Morrar, líder da comunidade, dá início a um movimento de resistência histórico, em que une palestinos de facções políticas rivais e israelenses simpatizantes da causa. A vitória, no entanto, parecia improvável, até sua filha de quinze anos, Iltezam, tomar a dianteira e mobilizar um contingente de mulheres na luta. Panorama do Festival de Berlim.

 

bu

 

Cinco Câmeras Quebradas

Título original: 5 Broken Cameras
Palestina, Israel e França | 2011 | 94 min. | Colorido | Digital
Gênero: documentário
Direção: Emad Burnat e Guy Davidi
Elenco: Emad Burnat, Soraya Burnat, Mohammed Burnat
Idiomaárabe com legendas em português

Trailer https://www.youtube.com/watch?v=5Ja0S9YlRys

Sinopse

Em 2005, uma pequena cidade na Cisjordânia foi dividida por um muro construído pelo governo israelense. Prestes a ter o quarto filho, o agricultor Emad compra uma câmera para guardar lembranças da família e também para registrar o impacto da chegada de 150 mil judeus israelenses. O filme, indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2013, mostra cinco anos dessa batalha. Recebeu o prêmio de Melhor Direção em Documentário no Festival de Sundance 2012 e de Melhor Documentário Israelense no Festival de Jerusalém 2012.

ci

Farha

Farha. Jordânia, Suécia, Arábia Saudita. 2021. Ficção.92 min. 12 anos.

Direção e Roteiro: Darin J Sallam

Direção de Fotografia: Rachel Aoun

Produção: Deema Azar, Ayah Jardeneh

Elenco: Karam Thaer, Ashraf Barhom, Ali Suliman

Trailer https://www.youtube.com/watch?v=2UT6Zw4-Yg0

Sinopse

É 1948 e os ingleses estão saindo do poder na Palestina. Farha, uma menina de 14 anos, sonha em ir à escola na cidade com sua amiga Farida, mas ela sabe que, como filha de um mukhtar, o chefe da vila, é esperado que ela se case, mas quer ir contra essas leis. Entretanto, com os ingleses saindo do país, bombas israelenses chegam a sua vila e seu pai a tranca no porão da casa, prometendo voltar assim que puder. Enquanto Farha olha pelas rachaduras e espera pelo pai, ela vê sua vila, que tanto queria sair, ser destruída, ameaçando os planos que tinha para o futuro.

far

Gaza

Ano: 2019

Duração: 100 minutos

Idioma: Árabe

Gênero: Documentário

Direção: Garry Keane e Andrew Mc Connell

Elenco: Karma Khaial, Ahmed Qassem, Mahmoud AlRiyashi, Ahmed Jamal Al Aqraa, Habi Abou Alqoran, Ibrahim Abu Alqas, Manal Khalafawi, Aida Abu Sitta, Mohammed Allouh, Ali Abu Yassin

Países: Irlanda e Palestina

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=d2yxqkbG23U"U

Sinopse

Gaza nos leva a um lugar único fora do alcance das reportagens da televisão para revelar um mundo rico em personagens eloquentes e resilientes, oferecendo-nos um retrato cinematográfico e enriquecedor de um povo que tenta levar uma vida significativa contra os escombros de um conflito perene. O documentário é uma coprodução germano-irlandesa-canadense com a Real Films, Filmoption International, Fine Point Films, Gebrueder Beetz Filmproduktion e ZDF em cooperação com a ARTE. Isto é Gaza como nunca antes vista. Longe de ser um local de miséria, é uma terra de sorrisos, alegria e até mesmo momentos breves de esperança. São tecidos esses elementos com fios de desespero, frustração e fadiga, permitindo ao público olhar com maior profundidade e entender que a vida em Gaza se move em ciclos, com o passado pesando sobre qualquer esperança futura.

 

ga

O Salão de Huda

Huda´s Saloon. Palestina, Egito, Catar, Países Baixos. 2021. Ficção. 90 min.

12 anos.

Direção e Roteiro: Hanny Abu-Assad

Fotografia: Ehab Assal, Peter Flinckenberg

Produção: H & A Productions, Cocoon Films, Doha Film Institute,

Film-Clinic, KeyFilm, Lagoonie

Film Production, MAD Solutions, Philistine Films.

Elenco: Ali Suliman, Maisa Abd Elhadi, Samer Bisharat, Omar Abu Amer,

Kamel El Basha, Manal Awa.

Trailer

https://www.youtube.com/watch?v=0JW8XTR2sAk&list=PLMncOfO0k1NcQa5fTirfX4pMc7DubY95F&index=6

Sinopse

Reem, uma jovem mãe casada com um homem ciumento, vai ao salão de Huda em Belém. Mas essa visita comum se complica quando Huda, depois de ter colocado Reem em uma situação vergonhosa, a chantageia para que ela trabalhe para o serviço secreto dos ocupantes e, assim, traia seu povo.

hu

Omar

Título original: Omar
Palestina | 2013 | 94 min.
Gênero: Drama
Direção: Hany Abu-Assad
Elenco: Adam Bakri, Leem Lubany, Waleed Zuaiter
Idioma: Árabe com legendas em português

Trailer https://www.youtube.com/watch?v=UuvO65EPWFo

Sinopse

O jovem padeiro Omar vive na Palestina ocupada e precisa se esquivar dos tiros da vigilância quando escala o muro que separa os territórios para encontrar sua amada Nadia e dois amigos de infância, Tarek e Amjad. Enquanto todos lutam à sua maneira por liberdade em meio aos muros e checkpoints, Omar é capturado e entra em um jogo de gato e rato com a polícia israelense. O filme concorreu ao Oscar de Melhor filme estrangeiro em 2014e conquistou o prêmio do júri no Festival de Cinema de Cannes em 2013e o de Melhor Filme no Festival Internacional de Dubai em 2013.

 

om

3000 Noites

Jordânia, Líbano e França | 2015 | 103 minuto -

Gênero: Drama

Direção: Mai Masri

Idioma: Árabe e hebraico

Elenco: Maisa Abd Elhadi, Nadira Omran, Rakeen Saad, Raida Adon, Abeer Zeibak Haddad.

Trailer https://www.youtube.com/watch?v=tbKDxsvuhNg


Sinopse

Layla, uma jovem professora palestina é levada à cadeia após ser acusada falsamente e condenada a 8 anos de prisão. Ela é transferida para um presídio feminino de segurança máxima em Israel onde se depara com um ambiente aterrorizante no qual presos políticos palestinos dividem a cela com os presos israelenses. Quando ela descobre que está grávida, o diretor da prisão a pressiona para abortar. Mesmo assim, ela dá à luz ao seu filho e luta para protegê-lo e educá-lo dentro da prisão. Quando as condições da cadeia se deterioram, os presos palestinos decidem se rebelar e o diretor ameaça levar seu filho. Em um momento de verdade Layla é forçada a fazer escolhas que vão mudar sua vida para sempre. Inédito no Brasil.

 

3m