I Simpósio de Arabistas Luso-Brasileiros dá origem a livro

Qui, 25/11/2010 - 14:16

No dia 10 de novembro foi lançado, no Rio de Janeiro, o livro “Arabismo – um tema e suas representações no Brasil e em Portugal”, organizado por João Baptista M. Vargens e Paula da Costa Caffaro. A publicação é resultado do I Simpósio de Arabistas Luso-Brasileiros, que ocorreu entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro de 2009, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O livro reúne artigos de 21 autores que participaram do evento no ano passado. “Procurei, na organização do volume, acompanhar, na medida do possível, a temática discutida nas cinco mesas-redondas montadas na ocasião: ensino do árabe no Brasil e em Portugal; ensino do português em países árabes; história, filosofia e pensamento, tradução”, explica Vargens, que é professor aposentado do Setor de Estudos Árabes da Faculdade de Letras da UFRJ e professor-visitante do Setor de Língua Portuguesa do Instituto de Letras da UERJ.

O seminário foi uma iniciativa conjunta do Setor de Estudos Árabes (Departamento de Letras Orientais e Eslavas) da UFRJ e das Áreas de Graduação e Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Árabe da Universidade de São Paulo. O Instituto da Cultura Árabe (ICArabe) estava representado pelo seu presidente, Michel Sleiman. “O encontro foi engendrado com o objetivo de se fazer um balanço dos estudos árabes no Brasil e em Portugal e conseguimos nosso intento, já que participaram mais de duas dezenas de especialistas, intelectuais renomados”, complementa o professor. Ele crê ainda que "Arabismo" tenha sido o primeiro livro fruto de um esforço conjunto de professores e investigadores do Brasil e d'álem-mar.  “Era um anseio antigo.   Planejamos para 2011 um novo colóquio, mas em São Paulo, na USP, sob a presidência de Mamede Jarouche,  e, com toda certeza, uma nova publicação coroará a reunião acadêmica. Se tudo correr bem, Lisboa sediará nosso III Simpósio em 2013”, anunciou Vargens. A obra foi distribuída para arabistas e instituições portuguesas e brasileiras.


Quem se interessar pelo livro, pode adquiri-lo por R$25,00, pelo site www.almadenaeditora.com  O frete é grátis.


Associação de arabistas

Cerca de 30 participantes de São Paulo, Rio de Janeiro e Portugal decidiram, durante o Simpósio de 2009, criar uma Associação Luso-Brasileira de Arabistas (ALBA) com o principal objetivo de dar mais visibilidade aos estudos árabes no Brasil e em Portugal. Na ocasião, uma primeira versão do estatuto foi criada e foram estabelecidas como sedes provisórias da entidade o Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ, o Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e o Setor de Estudos Árabes e Islâmicos da Universidade de Lisboa, em Portugal. Em “Arabismo” estãos registrados, além da relatoria do simpósio, escrita por Michel Sleiman, os estatutos da ALBA.