Nota Oficial da Articulação Judaica de Esquerda: Repudiamos a anexação dos territórios ocupados na Palestina

Seg, 06/07/2020 - 09:47
Publicado em:

 

Nós, da Articulação Judaica de Esquerda, coletivo de judeus no Rio de Janeiro, repudiamos o plano do governo de Benjamin Netanyahu e Benny Gantz de anexar os territórios ocupados na Palestina, expandindo as fronteiras de Israel à margem do direito internacional e na direção de uma segregação cada vez maior. 

Embora sejamos brasileiros, e não israelenses, devemos alertar o fato de que atitudes de humilhação dos árabes na região, tal como as práticas de colonialismo moderno para assentar judeus fundamentalistas religiosos em dita 'terra sagrada', também geram impacto para judeus aqui no Brasil, na forma de generalizações preconceituosas; que nos afligem a todos. 

Somos favoráveis ao princípio da autodeterminação dos povos, da laicidade do estado, da desmilitarização da vida e da abordagem socialista para os problemas de raízes sociais. Para nós, os recursos gastos com este conflito entre israelenses e palestinos deveriam ser investidos em uma nova abordagem humanista para o problema da violência sectária.

Nós nos somaremos aos grupos árabes e judeus em esforços internacionais contra este plano que não é do interesse dos trabalhadores de nenhuma religião ou etnia.

Rio de Janeiro 25 de Junho de 2020
Articulação Judaica de Esquerda 

Acesse no Facebook a página da Articulação Judaica de Esquerda