Artista de origem iemenita cria arte digital política com elementos tradicionais do Iêmen e a contemporaneidade

Sex, 11/11/2022 - 09:48

 

Anfaal Almughalles, artista plástica nascida no Egito e filha de pais iemenitas, produz colagens digitais contemporâneas com elementos da antiga arte e tradição do Iêmen, trabalhando questões sociais e políticas do país que vive uma grave crise humanitária

 

Anfaal Almughalles é uma artista plástica árabe, nascida e crescida no Cairo, Egito, e filha de pais iemenitas. Com mestrado em artes pela Universidade do Cairo, Anfaal produz obras que misturam a tradição iemenita com a contemporaneidade, transformando algumas em vídeos artísticos, com canções tradicionais do Iêmen. 

“Meus pais sempre falavam sobre o Iêmen, seus costumes, tradições, gastronomia e moda. Eu também costumava ver fotos de família, em livros e ouvia canções antigas da herança iemenita. Tudo isso me ensinou a preservar essa identidade desde a infância”, conta.

Sua criação usa elementos e símbolos da antiga arte e das tradições iemenitas em um estilo contemporâneo. Concentra-se na mistura entre a herança tangível, representada pelos símbolos antigos, os elementos e as canções tradicionais iemenitas, discutindo muitas questões sociais do país. Anfaal transforma algumas de suas obras em vídeo arte, adicionando canções tradicionais e elementos animados.

“Minhas obras são consideradas políticas, direcionando a atenção para todas as cidades do Iêmen, do norte ao sul, a fim de difundir a definição do Iêmen como um país integrado, longe da discriminação racial e política. Também faço uso de algumas canções políticas iemenitas, que rejeitam a injustiça e a discriminação entre o povo”, explica. 

O Iêmen está em guerra civil desde 2014, o que provocou um grande desastre humanitário, com a economia do país em colapso e uma grave crise pela falta de alimentos, com milhões de pessoas passando fome. O conflito é classificado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a pior situação humanitária do mundo. Mesmo assim, recebe pouquíssima atenção internacional, sendo considerada uma “guerra esquecida”. 

Anfaal Almughalles pontua que a maioria de seus trabalhos artísticos “discutem as questões sociais no Iêmen, seja o trabalho infantil, fome, falta de cuidados de saúde para as crianças, casamento infantil, e, principalmente, o sofrimento das mulheres iemenitas por costumes e tradições patriarcais em todos os aspectos de sua vida”.

Seu processo criativo começa pesquisando fotos antigas do Iêmen e, por meio da colagem digital, redesenha as fotos adicionando a modernidade, com efeitos e programas gráficos. Para tornar a arte animada, ela escolhe apenas alguns elementos para adicionar movimento.

Anfaal participou de muitas exposições ao redor do mundo. Ela confiou no método de arte digital para produzir suas obras e publicá-las em sites e redes sociais durante o período mais intenso da pandemia. Também participou de mostras virtuais e presenciais ao redor do mundo, devido à maneira fácil e rápida de enviar seus trabalhos por e-mail e também de imprimi-las.

Durante o período de quarentena pela pandemia de covid-19, a artista transformou seu tempo em “renovação da energia artística criativa e no desenvolvimento de um estilo que pudesse alcançar todo o mundo pelas mídias sociais”. Em sua opinião, durante a pandemia, a arte teve um papel distinto, com o surgimento de galerias virtuais e uma tendência crescente da rede social, ajudando em sua disseminação. 

Veja a seguir algumas obras de Anfaal. Para seguir o perfil da artista no Instagram: (@aalmughalles) • Fotos e vídeos do Instagram

 

 

1

2

3

4

5

6