Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições para o ciclo de 2024

Qui, 16/02/2023 - 17:39
Publicado em:

 

Pequenas e médias empresas, organizações sem fins lucrativos e alunos do ensino médio podem se inscrever até 2 de maio de 2023

 

O Prêmio Zayed de Sustentabilidade, prêmio global dos Emirados Árabes Unidos que reconhece a excelência no âmbito sustentável, está com as inscrições abertas para o ciclo de 2024. As inscrições serão aceitas até dia 2 de maio de 2023 e podem ser feitas no portal oficial do Prêmio. Pequenas e médias empresas (PMEs), organizações sem fins lucrativos (ONGs) e escolas secundárias (Ensino Médio) com soluções de sustentabilidade são convidadas a se inscrever em uma das cinco categorias do Prêmio: Saúde, Alimentos, Energia, Água e Escolas Secundárias Globais.

"Desde 2008, o Prêmio, por meio da liderança visionária dos Emirados Árabes Unidos, facilitou a entrega de soluções sustentáveis para comunidades vulneráveis, melhorando o acesso à energia confiável e acessível, água potável segura, alimentos nutritivos e cuidados de saúde de qualidade para milhões. Esses esforços apoiam diretamente os objetivos mais amplos dos Emirados Árabes Unidos de incentivar a colaboração internacional e construir uma economia global sustentável e próspera”, destaca S. Ex. O Dr. Sultan Ahmed Al Jaber, Ministro da Indústria e Tecnologia Avançada dos Emirados Árabes Unidos e Diretor Geral do Prêmio Zayed de Sustentabilidade.

 

ONG Brasileira 

O ciclo de premiação de 2023, recebeu um recorde de 4.538 inscrições de 152 países, marcando um aumento de 13% nas inscrições em comparação com o ciclo anterior. A ONG brasileira Expedicionários da Saúde, foi a vencedora na categoria Saúde, devido a atuação em expedições na Amazônia.  "Fomos premiados na categoria de Saúde justamente por conseguir levar procedimento cirúrgico para uma população geograficamente isolada e que dificilmente teria acesso a esses procedimentos que nós fazemos", contou Martin Affonso Ferreira, associado benemérito da EDS e médico anestesista. Com o valor recebido no prêmio, a ONG de Campinas (SP) elabora um projeto piloto para a implantação de sistema de telemedicina em comunidades indígenas.

 

Premiação

O fundo de US $3 milhões do Prêmio recompensa os vencedores com US $600.000 em cada categoria. A categoria Escolas Secundárias é dividida em seis regiões mundiais, com cada escola podendo receber até US $100.000 para iniciar ou expandir ainda mais seu projeto. As seis regiões mundiais da categoria Escolas Secundárias são Américas, Europa e Ásia Central, Oriente Médio e Norte da África, África Subsaariana, Sul da Ásia e Leste Asiático e Pacífico.

 

Avaliação

O Prêmio Zayed de Sustentabilidade tem um processo de avaliação em três etapas, começando com a devida diligência realizada em todas as inscrições para garantir que atendam aos critérios de avaliação do Prêmio. Isso identifica as inscrições qualificadas e resulta na seleção de candidatos elegíveis. Em seguida, as avaliações são realizadas por um Comitê de Seleção composto por painéis específicos de categorias de especialistas internacionais independentes. A partir desta lista de pré-selecionados, são escolhidos os finalistas e encaminhados para o Júri do Prêmio que elege, por unanimidade, os vencedores, nas cinco categorias.

Os vencedores do Prêmio Zayed de Sustentabilidade 2024 serão anunciados em uma cerimônia de premiação durante a COP 28 Climate Summit.

Para mais informações, visite www.ZayedSustainabilityPrize.com

 

Sobre o Prêmio Zayed de Sustentabilidade

 O Prêmio Zayed de Sustentabilidade é o prêmio global pioneiro dos Emirados Árabes Unidos em sustentabilidade e uma homenagem ao legado do falecido pai fundador dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan. Estabelecido em 2008, o Prêmio Zayed de Sustentabilidade visa impulsionar o desenvolvimento sustentável e a ação humanitária, reconhecendo e recompensando pequenas e médias empresas, organizações sem fins lucrativos e escolas secundárias que oferecem soluções impactantes, inovadoras e inspiradoras nas categorias de Saúde, Alimentação, Energia, Água e Escolas Secundárias Globais.

Em 2023, o Prêmio Zayed de Sustentabilidade comemora 15 anos de impacto humanitário em todo o mundo. Por meio de seus 106 vencedores, o Prêmio impactou positivamente a vida de mais de 378 milhões de pessoas em 150 países.