De avô para neta

Sex, 14/12/2012 - 15:34
Publicado em:
Yasmin é uma menina muito curiosa, que vive enchendo seu avô de perguntas. Quando ele vai buscá-la na escola ou nos dias em que ela fica na loja de tecidos do avô, Yasmin aproveita para conhecer melhor a história de seu avô e os motivos que o trouxeram ao Brasil. Ao longo das conversas, ela descobre as palavras, os provérbios, a culinária e diversos outros costumes de seus antepassados, assim como detalhes inusitados da imigração do povo árabe e a maneira que a cultura dos imigrantes influenciou o país. É assim que o livro “Meu avô árabe”, de Maísa Zakzuk, com ilustrações de Lúcia Brandão, lançado no sábado, dia 8 de dezembro, na Livraria da Vila, em São Paulo, mostra a importância da relação familiar para preservar suas raízes ao longo das gerações.

O interesse de Maísa pelo tema surgiu da curiosidade sobre sua própria família e resultou no livro “Árvore da Família”, também voltado a crianças. Para a autora, o interesse dos mais jovens por suas origens existe, mas precisa ser mais estimulado. Um exemplo foi a adoção de “Árvore da Família” pelas escolas. “No Colégio Cervantes, os alunos foram incentivados a buscar as histórias de suas próprias famílias”, explica.

A inspiração da autora para seu mais recente livro foi seu avô, Amin, que faleceu quando ela era ainda criança, aos dois anos. “Meu pai me contou muitas histórias sobre ele, como sua relação de amor com o preparo da comida, por exemplo.”

Outro ponto marcante dessa trajetória são os relatos que escutou sobre a origem do nome de sua família, Zakzuk. “Gosto muito dessa história. Meu avô dizia que Zakzuk significava um pássaro rápido. Mas quando fui pra Colômbia, ouvi outra versão: o nome teria surgido por causa de um mercador, que se deslocava entre duas cidades da Síria, Zak e Zuk.”

Para a escritora, que dirigiu diversos programas infantis de TV (X-Tudo e Ilha Rá-Tim-Bum, exibidos pela TV Cultura, e Zapping Zone, do Disney Channel), é possível despertar o interesse das crianças em meio a tanta programação de conteúdo inadequado ou empobrecido. “Não vejo problema em TV ou internet, o problema é o excesso. É  importante que a criança seja estimulada a ler, perguntar, ser curiosa, ter atividades variadas para o seu desenvolvimento.”


MEU AVÔ ÁRABE
Maísa Zakzuk | 44 pp. | 21 x 25 cm | R$ 29,90

Editora: Panda Books
www.pandabooks.com.br