Professor Miguel Attie Filho lança livro sobre o filósofo Avicena

Qua, 05/12/2012 - 19:52
Publicado em:
O filósofo e escritor Miguel Attie Filho, livre-docente da Universidade de São Paulo, lançou, na terça-feira, dia 4, na Livraria Cortez, em São Paulo, o livro "Inteligência e Metafísica em Ibn Sinã (Avicena)". A obra completa a trilogia que começou a ser publicada em 2000. É o encerramento de um projeto iniciado em 1996, quando Attie concluiu seu mestrado, e que se estendeu por seu doutorado e pós-doutorado, até 2006. O evento contou com uma mesa-redonda com a Profª Dra. Safa Jubran (USP) e o Prof. Dr. Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento (PUC-SP).

A trilogia (os livros foram lançados em 2000, 2007 e 2012) aborda o pensamento do filósofo Ibn Sinã que, no século XI, relacionou o conhecimento que o ser humano desenvolve sobre si mesmo, que é a inteligência, com os questionamentos sobre o que é a existência, o que é o universo, que são temas tratados na Metafísica. Nascido em 980 onde hoje encontra-se o Uzbequistão, o filósofo morreu em 1.037 no Irã e foi um dos precursores da falsafa, a filosofia árabe. Além de tratar das relações entre o homem e seus significados e os questionamentos da existência, Avicena aborda outros temas. Um dos principais estudos é a obra "A Cura", formada por livros que estudam Lógica, Ciências Naturais, Matemática e Metafísica.

Partes traduzidas do árabe para o latim de A Cura, notadamente o Livro da Alma e a Metafísica, foram responsáveis pela entrada da ciência e da filosofia grega na Europa a partir do século XII d.C., trazendo, entre outras coisas, o pensamento de Aristóteles para o Ocidente. Neste livro, Attie apresenta os principais trechos dessa obra traduzidos para a língua portuguesa e uma análise de um dos marcos mais importantes na constituição de toda metafísica posterior ao século XI até os dias atuais, tanto no Ocidente como no Oriente.

“Ser um texto do século XI já sinaliza que a linguagem não será facilmente compreendida por nós. Ser um texto do século XI e de Filosofia já complica para nós, leigos, um pouquinho mais. E ser em língua árabe triplica a dificuldade. Por isso precisamos de alguém como o Professor Miguel. O rigor que era seguido por Avicena foi também seguido por Attie, em qualquer um dos livros dele”, disse Safa Jubran, ao abrir o encontro com o público.

Em sua fala, Carlos Arthur ressaltou a importância da obra de Attie para o conhecimento da Filosofia: “Ele tem feito um trabalho de grande relevância no que diz respeito à Filosofia Árabe.”

Attie destacou alguns elementos da Filosofia de Avicena, estudados por ele em 10 anos de pesquisa. “Nos três estudos estamos tratando da Psicologia, da Epistemologia e da Metafísica do Avicena, cada uma representada por um desses trabalhos. Essa conexão que aparece não é propriamente um conexão aleatória, ela emerge da própria filosofia desse pensador, ou seja, há uma tentativa  de sistematização das várias áreas do conhecimento, sistematização essa que, quando você penetra em uma área, todas as outras já estão implicadas. Você naturalmente vai passando de uma a outra até que você tem um tipo de visão, de entendimento da proposta inteira que é feita por ele.”

Seu interesse pelos pensadores árabes e pela surgiu no fim da graduação, ao notar que no Brasil se estudava muito pouco sobre os filósofos orientais. “Descobri que os autores árabes, persas, indianos, aquilo que pensamos ser uma filosofia muito diferente, têm uma presença muito grande na formação do pensamento europeu a partir do século 12. Então, estudar um pensador como o Avicena não é estudar outra filosofia, é estudar a história do pensamento. Muito do que chamamos de filósofos ocidentais têm na sua base leituras e influências de pensadores anteriores que a gente chamaria de orientais.”

Questionado sobre a experiência de publicar este terceiro livro através de um processo artesanal e sustentável, Attie afirmou: “Estive envolvido diretamente e utilizamos um material de aparência mais simples. Hoje em dia dá-se muita importância para a capa, a lombada, o tipo de papel. Devemos retomar a ideia de que o livro é o conteúdo, não sua aparência.”

(ICArabe e ANBA)


Serviço

"Inteligência e Metafísica em Ibn Sina (Avicena)"

Autor: Miguel Attie Filho

Attie Editora
206pp.
R$ 38,00

Onde encontrar: Livraria Cortez (Rua Bartira, 317, Perdizes. Tel.: (5511) 3873-7111 ou www.livrariacortez.com.br . A partir de janeiro, nas outras livrarias. Mais informações no site www.attienet.com.br.