Safa Jubran lança tradução do livro "Hierarquia dos povos", de Sâ’id Alandalusî

Sex, 02/09/2011 - 09:14
Publicado em:

Na próxima segunda-feira, 29 de agosto, a professora Safa Jubran lança a tradução do livro "Hierarquia dos povos", de Sâ’id Alandalusî. A noite de autógrafos acontece das 18h30 às 21h30, na Livraria da Vila (R. Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena, São Paulo).

Nascido em Almeria, em 1029, onde iniciou seus estudos, completados mais adiante em Córdoba e em Toledo, o autor é conhecido como Sâid Alqurtubî (o cordobês), Sâid Attulaytulî (o toledano) e, entre os orientais, como Sâid Alandalusî, o espanhol.

Embora dominasse várias áreas do saber, destacou-se como historiador das ciências. As biografias elaboradas por ele, as quais resultaram neste livro, representam um instrumento imprescindível para o estudo da ciência antiga e medieval. Sâid Alandalusî morre em Toledo aos 42 anos, em 1070.

Este livro, Tabaqât alumam, é uma das quatro obras do autor e a única cujo texto sobreviveu; dele sabe-se da existência dos outros três. São muitas as fontes do historiador, entre elas destacam-se o historiador árabe Alhamadhâni; o letrado e historiador Ibn-Qutayba Addînawar; o astrônomo persa Abu-Ma’char Albalkhî; o notável historiador e geógrafo Almas’ûdi; o erudito livreiro bagdali Ibn-Annadîm; os filósofos Alkindî e Alfarâbi; o tradutor e estudioso Hunayn ibn- Ishaq; e a tradução árabe de Alamgesto de Ptolomeu.

Trata-se de uma das primeiras histórias das ciências em língua árabe. O autor divide o mundo habitado em sete povos originais: os persas, os caldeus, os gregos, os egípcios, os turcos, os indianos e os chineses.  Esses povos, por sua vez, são divididas em duas classes: uma que contribuiu para o conhecimento intelectual e científico, e a outra que não cultivou as ciências, ocupando-se de tarefas e artes manuais.

A primeira classe abarca oito povos: os indianos, os persas, os caldeus, os gregos, os romanos/bizantinos, os egípcios, os árabes, e os israelitas. Uma parte do livro é dedicada a cada um desses povos e aos conhecimentos que cada um desenvolveu, seus autores e obras.