Museu da Imigração promove atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Sex, 08/03/2024 - 04:41
Publicado em:



Neste Mês da Mulher, o Museu da Imigração promove uma série de atividades artísticas e educativas em comemoração. O objetivo é aumentar a conscientização a respeito dos direitos das mulheres, por meio de contextos históricos e contemporâneos, para a construção de uma sociedade igualitária. As atividades são gratuitas e abertas ao público aos sábados, dias 09, 16 e 23 de março.


Confira a programação

Visita + Oficina | Construção de Identidade: Dia Internacional da Mulher

No Dia Internacional da Mulher, as artistas plásticas Cláudia Kiatake e Cristina Suzuki, promoverão uma visita à exposição temporária "Sombras-Luzes: Identidade na Diáspora Japonesa", e uma oficina onde os participantes produzirão um carimbo-assinatura.

A referência da proposta são as obras "Crise de Identidade" e "Eu Aceito", onde, através de uma vivência lúdica, o público será estimulado a pensar como cada pessoa constrói sua identidade interligando com a sua ancestralidade e as histórias de seus pais, avós, bisavós. Cada participante confeccionará seu próprio carimbo criando uma imagem que represente a sua identidade e poderá produzir uma composição imprimindo em papel.


Visita + Oficina | Construção de Identidade:
Data: 09 de março às 14h30
Local: Exposição temporária "Sombras-Luzes" e Ateliê Educativo.
Público-alvo/faixa etária: Livre. Crianças devem permanecer acompanhadas de um responsável.
Atividade gratuita.
Vagas limitadas por ordem de chegada.

Roda de Conversa | Mulheres em Movimento

Atividade Presencial

A coleção de história oral do Museu da Imigração preserva fragmentos das experiências de várias mulheres que passaram por processos migratórios. Para apresentar trechos destas narrativas, as equipes de Pesquisa e Educativo do Museu convidam os visitantes para a roda de conversa “Mulheres em Movimento", para os participantes refletirem sobre o deslocamento feminino e a feminização das migrações, descobrirem as especificidades, dificuldades e desafios enfrentados em um processo muitas vezes considerado masculino. Compartilhar as narrativas dessas mulheres é visibilizar e dar protagonismo a muitas trajetórias que nunca foram faladas ou mostradas.


Serviço:


Datas: 16 e 23 de março às 16h.
Local: CPPR (Centro de Preservação, Pesquisa e Referência).
Público-alvo/faixa etária: crianças a partir de 12 anos, jovens e adultos.
Atividade gratuita.
Vagas limitadas.