Mostra Mundo Árabe: diretores de “Yallah! Yallah!” conversam com o público em sessões no CineSesc e no CCBB-SP

Qua, 15/08/2018 - 23:06
Publicado em:

Por Clara Zaim

O CineSesc exibiu nesta terça-feira (14), o documentário “Yallah! Yallah!”, atração da 13ª Mostra Mundo Árabe de Cinema (veja programação completa no site da Mostra https://www.mundoarabe2018.icarabe.org/programacao), e promoveu um bate-papo entre o público e os diretores argentinos Fernando Romanazzo e Cristian Pirovano.

Coproduzido entre Argentina e Palestina, o filme mostra a paixão dos palestinos pelo futebol e os obstáculos impostos pela ocupação israelense para a prática do esporte (assista aqui ao trailer).

cinesesc
Diretores no Cinesesc



Romanazzo e Pirovano contaram para o público as dificuldades que enfrentaram durante as gravações. Apesar da liberdade de entrar e sair, eles disseram que enfrentaram as mesmas dificuldades que o povo palestino. Não houve a necessidade de uma autorização especial para as gravações, mas em alguns lugares houve controle militar, como na cidade de Jerusalém. Eles sentiram medo, pois sofreram agressões físicas, mas apesar disso contaram com o apoio dos palestinos que fizeram parte da produção do filme (leia aqui entrevista com Fernando Romanazzo).  

O público que esteve presente saiu satisfeito por poder enxergar a situação de uma outra forma e de  maneira mais ampla. Como é o caso da escritora Eda Nagayama: "Participei das outras edições da Mostra de Cinema Árabe. É sempre bom abrir o horizonte sobre assuntos que temos acesso de uma maneira reduzida pela mídia impressa. Temos aqui uma outra verdade, um outro olhar, que é fundamental para reflexão sobre o que está acontecendo no mundo distante do Brasil, mas que nos diz respeito", afirma Nagayama

 

ccbb
Debate no CCBB-SP 

Nesta quarta-feira, os diretores participaram de um debate no CCBB-SP, com mediação de Yanet Aguilera Viruez Franklin de Matos, professora de História do Cinema do Curso de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo.

A Mostra Mundo Árabe de Cinema está em cartaz até 27 de agosto, realizada pelo Instituto da Cultura Árabe (Icarabe Brasil), Sesc, Ministério da Cultura e Centro Cultural Banco do Brasil, com copatrocínio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. São 23 produções que retratam a realidade política, social e cultural de países árabes, bem como filmes brasileiros e latino-americanos com temática relacionada à cultura e à imigração árabe.

pu

Mais um encontro: "Cairo Jazzman"

O próximo encontro com diretor será neste sábado, dia 18, no CCBB-SP. O convidado será o diretor alemão de origem tunisiana Atef Ben Bouzid, de “Cairo Jazzman - o Ritmo de uma Megacidade”. O debate acontecerá logo após a sessão do filme, inédito no Brasil, que começa às 18h, e terá mediação de Leonardo Khedi, produtor do IN-EDIT BRASIL - Festival Internacional do Documentário Musical.

Evento no Facebook: acesse aqui

Serviço:

13ª Mostra Mundo Árabe de Cinema

De 8 a 27 de agosto

Realização: Instituto da Cultura Árabe (ICArabe), Sesc e Centro Cultural Banco do Brasil

Copatrocínio: Câmara de Comércio Árabe Brasileira

Apoio cultural: FAMBRAS, Instituto do Sono, Unifesp (por meio da Cátedra Edward Said e do Proec), Cine Fértil (Argentina), Consulado Geral da França em São Paulo, Cinemateca Francesa e Institut Français

Site: 
https://www.mundoarabe2018