Rio de Janeiro terá fórum sobre o Líbano

Sex, 09/11/2018 - 22:39

O Consulado Geral do Líbano no Rio de Janeiro irá realizar o primeiro Fórum Líbano em Foco no dia 24 de novembro, das 10h às 16h, no Clube Monte Líbano da capital fluminense, com o objetivo de dialogar com a comunidade libanesa no Brasil sobre temas relevantes da atualidade. O evento é em comemoração à data nacional do Líbano e aos 130 anos da imigração libanesa no Rio de Janeiro, e ao longo do sábado, acontecerão debates sobre política, cultura, turismo, redes sociais, imigração e mulheres, divididos em seis painéis com políticos, acadêmicos e especialistas dos dois países. O evento é gratuito e tem inscrições abertas.

Durante o fórum haverá uma feira de produtos típicos do país, organizada pela Câmara de Comércio Líbano-Brasileira no Rio de Janeiro; um estande de uma livraria libanesa, a exposição “Cinema Libanês em cartazes”, com pôsteres de filmes libaneses de 1950 a 2003, organizada pelo Instituto de Cultura Brasil Líbano (ICBL); e a exibição de um filme libanês, além de almoço de confraternização, coffee break com café libanês e degustação de vinho do país árabe.

À noite, haverá recepção oficial onde será lida a declaração do fórum com as principais sugestões, terminando com uma apresentação musical internacional do artista libanês Rony Barrak (foto), que toca o derbake, um tipo de tambor árabe, junto à pianista brasileira Fernanda Canaud, o violoncelista britânico radicado no Brasil David Chew e um quarteto de cordas, trazendo uma fusão da música clássica brasileira com a música popular libanesa. Em seguida, músicas orientais e ocidentais se encontram com a apresentação do DJ Raji.

“O objetivo do Fórum Líbano em Foco é promover um diálogo construtivo entre os libaneses residentes no Líbano e os seus descendentes no Brasil, e também sobre assuntos sensíveis para as sociedades brasileira e libanesa, bem como apresentar aos descendentes algumas questões pendentes no Líbano, como a questão dos refugiados sírios e palestinos e a importância do retorno à sua terra natal. Através da comunicação construtiva, queremos levar a voz do Líbano ao Brasil e a voz do Brasil ao Líbano para que ambas sejam ouvidas” disse o cônsul geral do Líbano no Rio de Janeiro, Alejandro Bitar, por e-mail à ANBA.

A iniciativa também conta com um Fórum virtual que teve início em outubro e vai até 30 de novembro. O site oferece conteúdo com depoimentos em vídeo de professores, personalidades e artistas libaneses e brasileiros de origem libanesa sobre política, imigração e cultura, com debates online.

Pelo site do evento presencial é possível fazer a inscrição gratuita e ver a programação completa do fórum.

Serviço:

Fórum Líbano em Foco
24 de novembro de 2018, das 10h às 16h
Clube Monte Líbano Rio de Janeiro
Av. Borges de Medeiros, 701 – Leblon – Rio de Janeiro
Mais informações e inscrições