USP oferece curso sobre cinema árabe

Seg, 18/02/2019 - 16:11
Publicado em:

Aulas são gratuitas e vão ocorrer de 13 a 24 de maio no Cinusp, na capital paulista. Serão abordadas as produções cinematográficas egípcia, argelina, síria, tunisiana, palestina e libanesa.

Universidade de São Paulo (USP) vai oferecer um curso sobre o cinema do mundo árabe em maio. A participação é gratuita, mediante inscrição, que deve ser feita até o dia 1 de maio, de acordo com informações divulgadas no site da instituição de ensino.

O curso dará uma introdução à história e ao desenvolvimento da produção cinematográfica no mundo árabe e será dividido em duas partes. A primeira delas, com cinco aulas, terá como foco o cinema egípcio, o mais avançado do mundo árabe, e a segunda será composta também por cinco aulas, essas sobre o cinema na Argélia, Síria, Tunísia, Palestina e Líbano.

Segundo informações divulgadas pela USP, o curso permitirá uma exploração profunda do papel do cinema dentro de um país de cultura árabe específico, colocando os seus filmes dentro de um contexto histórico-político. Também haverá alguns insights sobre os cinemas de outros países árabes que se desenvolveram após o declínio do cinema egípcio na década de 1960.

Ao longo do curso “O cinema do mundo árabe” será dada atenção especial à resposta e à relação dos cineastas árabes com os movimentos do cinema internacional, como o neorrealismo, o modernismo, a produção digital e a pós-modernidade.

O curso é presencial e voltado para pessoas interessadas em cinema e em cultura árabe. Não é preciso ser graduado para participar. Caso haja mais inscritos do que o número de vagas, que são 100, será feita seleção, levando em conta a maior proximidade do candidato com o tema. O curso começa no dia 13 de maio e vai até o dia 24 de maio, no Cinups Paulo Emílio, em São Paulo.

Na foto acima, cena do filme “O destino”, do diretor egípcio Youssef Chahine.

Serviço:

Curso “O cinema do mundo árabe”
De 13 a 24 de maio de 2019
Inscrições de 01 de abril a 01 de maio
Cinusp Paulo Emílio
Rua do Anfiteatro, 181 – Colméia – Favo 4 – São Paulo
Gratuito
Informações: (11) 3091 3540 – cinusp@usp.br