Copa de Cinema quer atrair estudantes árabes

Qua, 13/03/2019 - 18:36
Publicado em:

 

Competição internacional estudantil de produção de curtas-metragens vai ocorrer em julho no Guarujá e já tem inscritos de 27 países.

Por Isaura Daniel/ANBA

A cidade do Guarujá, no litoral paulista, vai promover uma copa de cinema internacional voltada a estudantes e o objetivo é atrair países árabes para participar. A competição, chamada de Copa Mundial de Cinema Estudantil, vai ocorrer entre 15 e 25 de julho, período de férias escolares. Já há inscrições de equipes de 27 países, entre eles Canadá, Estados Unidos, Argentina, Chile, Alemanha, Espanha, Austrália e Japão. Ainda não há inscritos de países árabes.

“Há grande qualidade de produção audiovisual nos países árabes, tem cada filme incrível”, afirma o cineasta Tony Valentte (foto acima), idealizador, produtor e gestor do evento. Valentte já fez produções sobre muçulmanos e por isso conhece a realidade do cinema árabe e tem vontade de trazer os jovens da região para a copa. A produção da copa é uma parceria entre a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer da Prefeitura do Guarujá e o cineasta Tony Valentte.

Para participar é preciso fazer uma pré-inscrição. Caso haja mais de uma equipe inscrita de cada país, a organização fará uma seleção levando em conta capacidade técnica e de projeto. De acordo com Valentte, esse processo será feito desta maneira por se tratar de uma primeira edição. A ideia é que em uma segunda edição, a seleção ocorra em cada país.

A participação é aberta a estudantes de ensino médio, universitários e estudantes de cinema. Haverá a premiação principal, que é a internacional, além de outras três categorias: nacional, regional e municipal. Na nacional haverá uma equipe por estado. Na regional estarão estudantes de escolas da Baixada Santista e na municipal escolas públicas do Guarujá. Os participantes precisam apenas pagar suas passagens até a capital paulista. A copa bancará o translado até o Guarujá, hospedagem, alimentação, estrutura de produção, segurança, entre outras necessidades. Haverá equipe de tradutores para ajudar os estrangeiros.

A organização quer colocar o Guarujá em destaque no mundo, com mais de 80 filmes curtas-metragens produzidos simultaneamente. As equipes terão 48 horas para realizar os filmes, que deverão ter até 15 minutos e diferentes temáticas, segundo regulamento que será lançado em abril. A produção de tantos filmes ao mesmo tempo deve ser marca para o Guiness Book, segundo a organização.

Valentte afirma que a competição é a primeira do tipo no mundo. Ele lembra que a maioria dos festivais de cinema são de exibição e essa copa é de produção, servirá para incentivar a produção de filmes e revelar novos talentos na área. “Hoje com as plataformas digitais, há um grande mercado para incluir novos artistas”, afirma Valentte. A organização está negociando a parceria de uma grande plataforma digital streaming para o evento. Já há apoio institucional do Guarujá Convention & Visitors Bureau e do site Visite Guarujá.

As pré-inscrições devem ser feitas pelo e-mail moviesworldcup@gmail.com e mais informações podem ser obtidas na diretoria de Projetos Estratégicos da Secretaria de Educação, pelo telefone +55 (13) 3308 6723 ou +55 (13) 98108 9891.