Pandora Filmes, O Estado de São Paulo e ICArabe promovem sessão debate gratuita do filme ‘Adeus à Noite’, no Petra Belas Artes, dia 10 de setembro

Sex, 06/09/2019 - 19:09
Publicado em:

 

A distribuidora Pandora Filmes, o Jornal O Estado de São Paulo e o ICArabe promoverão, no dia 10 de setembro, às 19h30no Petra Belas Artes, a sessão debate do filme “Adeus à Noite” . O evento, que tem entrada franca, contará com a presença do crítico de cinema Luiz Carlos Merten e do professor de Direito da Fundação Getúlio Vargas e ex-presidente do ICArabe, Salem Nasser.

ADEUS À NOITE (assista aqui ao trailer) é dirigido por André Téchiné e traz no elenco Catherine Deneuve, Kacey Mottet Klein e Oulaya Amamra num drama familiar. O longa, que foi selecionado para o último Festival de Berlim, chega aos cinemas brasileiros em 12 de setembro, com exibição garantida no circuito Caixa de Pandora, além de outras cidades. O tema principal abordado no filme é a cooptação de jovens europeus para o Estado Islâmico.

Téchiné conta que a inspiração para o filme partiu de um livro, um compilado de entrevistas com jovens franceses sobre suas escolhas para o futuro. Somado a isso, havia a vontade de ter “o olhar de uma pessoa de minha geração, por isso a presença de Catherine, com essa cumplicidade e desejo de renovação”. E, por fim, abordar a relação da avó com esse jovem ao descobrir que ele desenvolveu um lado aterrorizante na pós-adolescência.

Em ADEUS À NOITE, Deneuve interpreta Muriel, uma senhora que tem uma vida tranquila em seu haras, cuidando da plantação de cerejeiras. Quando Alex (Klein), seu neto, chega para passar uns dias com ela antes de mudar-se para o Canadá, sua rotina é transformada. O fato de Muriel morar no campo não é em vão. “Eu queria um cenário mitológico, incorporando o reino animal, com os cavalos e o javali, e o reino vegetal, com as flores que se tornam frutas, da mesma maneira como a política que é absorvida pela religião, assim como uma notícia transformada na ficção do cinema”, comenta o diretor.

Alex está prestes a viajar, mas não para o local que sua família pensa. Ele tem segredos com sua namorada Lila (Amamra), que o acompanhará. Téchiné explica que construiu a partida dessas personagens com ação para mostrar como se planejaram para uma possível fuga. “Eu queria mostrar a preparação: como conseguem o dinheiro, como se reúnem e como poderiam ficar na clandestinidade. Há elementos de ficção criminal com filme de roubo”.

Em seu oitavo filme com Catherine Deneuve, o diretor fala sobre o trabalho com a atriz e a construção da personagem: “talvez neste filme eu a tenha deixado com menos liberdade, espero que ela não tenha sofrido muito”, brinca. “Muriel é sólida em seu trabalho e vulnerável no relacionamento com seu neto. Tinha que ser uma personagem completamente desarmada, desnorteada, mas que continua lutando e lutando para evitar que o pior aconteça”, completa.

 

SINOPSE

Muriel está emocionada ao ver Alex, seu neto, que veio passar alguns dias na casa dela, antes de ir morar no Canadá. Intrigada com o comportamento do rapaz, Muriel logo descobre que ele está mentindo para ela. A verdade é que Alex está se preparando para uma outra vida. Desesperada, ela terá de agir muito rapidamente.

FICHA TÉCNICA

Direção: André Téchiné

Roteiro: André Téchiné, Léa Mysius

Elenco: Catherine Deneuve, Kacey Mottet Klein, Oulaya Amamra, Stéphane Bak

Direção de fotografia: Julien Hirsch, AFC

Montagem: Albertine Lastera

Música Original: Alexis Rault

Som: Vincent Goujon, Loïc Prian, Cyril Holtz

Produção executiva: Christine de Jekel

Produção: Olivier Delbosc

Coprodução: Curiosa Films, Bellini Films, Arte France Cinéma, ZDF/Arte, Legato Films, Films Boutique

País: França

Ano: 2018

Duração: 103 min.

 

Serviço:

O quê: Sessão debate do filme “Adeus à Noite”

Quando: dia 10 de setembro, às 19h30

OndePetra Belas Artes - R. da Consolação, 2423 - Consolação, São Paulo - SP, 01301-100 Telefone(11) 2894-5781

Entrada franca

Realização: Pandora Filmes, o jornal O Estado de São Paulo e ICArabe

 

fil