14ª Mostra Mundo Árabe de Cinema no CCBB-SP: diretor tunisiano Lotfi Achour, do filme “Esperança em Chamas” (inédito no Brasil), conversa com o público neste sábado, às 17h30

Sex, 18/10/2019 - 20:00
Publicado em:

 

Em cartaz até o dia 28 de outubro no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP), a 14º Mostra Mundo Árabe de Cinema terá neste sábado, 19, a participação de um convidado especial: o tunisiano Lotfi Achour, diretor do filme inédito no Brasil “Esperança em Chamas”. O cineasta conversará com a plateia, às 17h30, logo após a exibição do seu longa-metragem, às 16h, ao lado do Professor de Direito Internacional da FGV, Salem Hikmat Nasser. Achour também dirigiu a comédia “A Lei do Cordeiro”, exibida na abertura na Mostra no CCBB-SP, nesta quarta, 16.

 

14ª Mostra Mundo Árabe de Cinema é promovida pelo Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP) e o Instituto da Cultura Árabe – ICArabe, com copatrocínio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e em parceria com a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – Fambras, o Instituto do Sono e a Aliança Francesa.  

Contribuindo para a história do cinema árabe no Brasil

A Mostra Mundo Árabe de Cinema surgiu em 2005, logo após a criação do Instituto da Cultura Árabe, em 2004, como uma entidade laica e sem fins lucrativos.

O objetivo da Mostra Mundo Árabe de Cinema sempre foi (e continua sendo) o de apresentar ao público brasileiro a cinematografia dos países árabe e de temática árabe, contribuindo para desfazer os estereótipos e retratando a realidade dos países árabes.

Para acompanhar as novidades da Mostra, acesse:

Página do Facebook: https://www.facebook.com/Mostra-Mundo-%C3%81rabe-de-Cinema-329005973932264/?fref=ts

www.icarabe.org

Site da Mostra: mundoarabe2019.icarabe.org

 

Esperança em Chamas (inédito no Brasil)
Tunísia 2017 / 85 min / 14 anos
Gênero: Drama
Diretor: Lotfi Achour
Elenco: Doria Achour, Anissa Daoud, Achref BenYoussef

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=A3K-gk22wHc

eserança

A forte, apesar de inesperada, amizade entre duas jovens e um adolescente que se conhecem ao acaso, seguindo um rumo incerto pelas ruas de Túnis, é vista “de fora”, através de uma investigação policial, e também de forma mais íntima e junto a esses personagens. A história dessas três pessoas e seus desencantos e esperanças é a história da Tunísia, hoje lidando com suas contradições históricas após a esperançosa Revolução de Jasmim, que, como todas da Primavera Árabe, teve suas aspirações progressistas comprometidas pelas guerras, crise econômica e recrudescimento do conservadorismo. Além do vulto político, o filme, primeiro longa-metragem do diretor, também faz uma importante escolha de política da imagem ao dedicar maior atenção às personagens femininas, ilustrando a condição da mulher na era das pós-revoluções.

Sobre o diretor:

 

LOFTI ACHOUR é um dramaturgo, produtor e diretor de teatro e cinema nascido em Túnis (Tunísia). Autor de espetáculos teatrais encenados em diversos lugares, de Londres a Paris e Kinshasa, Achour também teve com seus curtas-metragens, como Ordure (2006), Père (2014) e The Law of the Lamb (2016), uma larga exibição em diversos festivais. Esses trabalhos e Burning Hope (2017) confirmam o interesse de Achour nas relações humanas como forma de comentar sobre o mundo.

 

Serviço:

14ª Mostra Mundo Árabe de Cinema

16h - exibição do filme Esperança em Chamas (inédito no Brasil)

 

17h30 - Conversa com o cineasta Lotfi Achour, do filme “Esperança em Chamas”, e o Professor de Direito Internacional da FGV, Salem Hikmat Nasser.Programação completa no site mundoarabe2019.icarabe.org

Serviço:

 

CCBB SÃO PAULO - Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Rua Álvares Penteado, 112 – Centro - São Paulo - SP

Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô

Informações: (11) 3113-3651/3652

E-mail: ccbbsp@bb.com.br

Horário de funcionamento: Todos os dias, das 9h às 21h, exceto às terças

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia)

bb.com.br/cultura | twitter.com/ccbb_sp

facebook.com/ccbbsp | instagram.com/ccbbsp

 

Acesso e facilidades para pessoas com deficiência | Ar-condicionado | Cafeteria e Restaurante | Loja

Clientes do Banco do Brasil têm 10% de desconto com Cartão Ourocard na cafeteria, restaurante e loja

Estacionamento conveniado: Rua da Consolação, 228

Traslado gratuito até o CCBB. No trajeto de volta, a van tem parada na estação República do Metrô.