Retratos dos Emirados estão em mostra de Niterói

Sex, 20/03/2020 - 17:48

Por Isaura Daniel/ANBA

Um brasileiro que vive em Dubai trouxe rostos dos Emirados Árabes Unidos para a exposição fotográfica “Portraits”, que foi aberta nesta terça-feira (10) no espaço Tarja Preta, no saguão da bilheteria do cinema Reserva Cultural, em Niterói, no estado do Rio de Janeiro. Marcel Weichert mora no país árabe porque é piloto em uma companhia aérea local, e a mostra no Rio apresenta retratos dos Emirados, Myanmar e Estados Unidos.

O tema é a variedade de pessoas com as quais todos se deparam ao longo da vida, chamada de “o colorido na humanidade” pelo fotógrafo. “O cerne da alma de todos é muito parecido, como seres humanos tentando viver, lutando no dia a dia para se sustentar de todas as formas possíveis”, explica Weichert para a ANBA. A escolha das fotos e do foco da exposição foram feitas pelo curador, o fotógrafo Renato Moreth.

Dos Emirados, a exposição traz dois rostos alegres, de homens jovens de traços tipicamente árabes com seus lenços na cabeça (acima), quase o oposto da outra imagem da exposição clicada no país árabe e que apresenta um senhor de traços tensionados e barba grande. São sete fotos em “Portraits”, e entre as outras imagens estão a senhora de olhar distante no trem e o homem de expressão satisfeita, lenço e chapéu.

A fotografia é para Weichert um hobby com chances de ganhar novo patamar, de atividade profissional, quando ele se aposentar na carreira de piloto. Desde criança, sonho do brasileiro era pilotar aviões. A fotografia, no entanto, esteve na vida de Weichert desde os primeiros anos de vida. “Meu pai era engenheiro e sempre fotografou muito bem”, contou ele à reportagem da ANBA.

As boas lembranças das fotos e da infância são feitas do pai fotografando a família em momentos felizes e projetando as imagens em slides pela noite em casa, depois do jantar. “Viajamos o Brasil inteiro acampando, do Recife até Porto Alegre”, relata. Weichert aprendeu a fazer fotos com a velha Rolleiflex do pai, Karlheinz Weichert, quando as imagens ainda eram reveladas em papel fotográfico em salas escuras.

O aprendizado ficou um pouco de lado enquanto a vida de piloto despontava e se desenvolvia. Nascido na cidade de Niterói, que é local da mostra, Weichert chegou a começar a estudar engenharia, mas largou tudo para tentar a carreira sonhada quando a antiga companhia aérea Varig anunciou a admissão e o treinamento de novos pilotos. Ele conseguiu a vaga, virou piloto de avião e passou 19 anos na Varig, até a falência da empresa.

O novo emprego obtido foi nos Emirados, onde Weichert trabalha há 13 anos na Emirates. Foi em Dubai que o brasileiro comprou nova máquina fotográfica, foi fazer workshops na área e voltou a se dedicar a clicar. Por estar em zona central do mundo como Emirados e viajar pela companhia a muitos lugares exóticos, ele achou que era novamente hora de  fotografar e mostrar as imagens não apenas para família.

O contato com Renato Moreth, que se deu por meio da empresa de turismo que a mulher de Weichert mantém em Dubai, abriu as portas para a possibilidade de fazer a exposição no Rio de Janeiro. Os dois se encontraram, Moreth conheceu o trabalho de Weichert, escolheu as fotos e alinhavou a exposição. As imagens da mostra são apenas umas das vertentes de fotografia do brasileiro, que clica desde paisagens exuberantes até aviões, mercados públicos, mares, gente indo e vindo, embarcações, cidades, com uma mistura de tons e cores muito bem escolhida.

Serviço:
Exposição “Portraits” – Marcel Weichert
De 10 de março a 30 de maio de 2020, das 13h às 21h
Espaço Tarja Preta
Saguão do Cinema Reserva Cultural
Segundo piso – avenida Visconde do Rio Branco, 880
Bairro São Domingos – Niterói – Rio de Janeiro
Mais informações: +55 (21)3604-1545

Contatos: 
www.marcelweichert.com
www.facebook.com/MarcelWeichertPhotographer/
https://www.flickr.com/photos/marcelweichert/
https://youpic.com/photographer/MarcelWeichert/