Diretora do ICArabe integra Fórum Latino-Palestino em debate sobre

Sex, 15/05/2020 - 15:25

Evento online foi realizado na tarde desta sexta-feira, 15.

A diretora do ICArabe – Instituto da Cultura Árabe, Soraya Misleh, integrou o Fórum Latino-Palestino em um debate sobre o Dia da Nakba. O seminário “Al-Nakba na Palestina” foi realizado online na tarde desta sexta-feira, 15 de maio.

A também escritora brasileiro-palestina, jornalista e pesquisadora especializada em Globalização e Cultura falou sobre a determinação palestina em recusar que sua causa seja liquidada.

soarya“A gente tem que saudar essa resistência heroica e histórica e nos somar. Hoje, neste 15 de maio, pedimos que as pessoas levantem as bandeiras palestinas e coloquem fotos simulando a chave, que é o símbolo do retorno dos refugiados palestinos”, disse.

Soraya também falou sobre a importância de resistir contra o acordo do século. Além disso, a diretora do ICArabe ressaltou que o Dia da Nakba é uma data para que a Palestina continue levantando esta bandeira da resistência.

“Quando a gente condena essa anexação, a gente tem que entender que isso é resultado da normalização da Nakba. Ela não é só uma memória para nós, não é nosso passado, é nosso presente todos os dias e é o presente dos nossos pais, que vão morrer fora das suas terras, porque não têm o direito de retornar como sonharam a vida inteira”, afirmou.

Ainda sobre o Dia da Nakba, Soraya escreveu o artigo “Setenta e dois anos da Nakba: história de uma expansão colonial e limpeza étnica contínuas”

Por Jéssica Marques/Foco 21 Comunicação