Os portugueses redescobrindo o passado muçulmano de seu país

Sáb, 13/06/2020 - 15:01
Publicado em:

Por Marta Vidal

Lisboa, Portugal – Depois de fugir da guerra no Iraque, seu país natal, Abdulsattar arriscou sua vida em uma perigosa viagem de barco da Turquia à Grécia.

Uma vez na Grécia, ele recebeu um reassentamento em Portugal, um país que ele sabia muito pouco. Mas ele conseguiu encontrar alguns recursos familiares.

“Encontrei muitas palavras comuns”, explica ele antes de começar a listá-las. Alguns dizem respeito a comida, outros a cidades ou regiões. Depois, há a expressão “oxala” (pronunciado oshallah), um descendente direto do árabe “inshallah”. Ambos significam “se Deus quiser”.

Chega de estrangeiros

Não deveria surpreender que influências árabes ainda possam ser encontradas na língua portuguesa. Durante séculos, a região foi governada por muçulmanos de língua árabe, conhecidos como mouros.

No século 8, os muçulmanos navegaram do norte da África e assumiram o controle do que hoje é Portugal e Espanha. Conhecida em árabe como al-Andalus, a região se juntou ao crescente Império Omíada e prosperou sob o domínio muçulmano. Mas esse legado foi amplamente esquecido no país predominantemente católico.

Nas escolas portuguesas, os cinco séculos de domínio muçulmano são estudados apenas brevemente. Os livros didáticos enfatizam mais a “reconquista” triunfante do território por governantes cristãos, auxiliados por cruzados, que terminou no século XIII.

Desde então, a identidade portuguesa foi construída em oposição aos mouros, historicamente retratados como inimigos. Mas nem todos concordam com esta versão da história.

“Grande parte da população se converteu ao islamismo”, explica Filomena Barros, professora de História Medieval da Universidade de Évora.

Pesquisas sugeriram que, no século X, metade da população da península Ibérica era muçulmana.

Para Barros, os muçulmanos que navegaram do norte da África não eram mais estrangeiros do que os reis e exércitos cristãos do norte da Europa que conquistaram o território antes e depois deles.

“A Península Ibérica continuou sendo conquistada”, diz ela. “É interessante não falarmos sobre a conquista romana ou a conquista visigótica, mas sempre falamos sobre a conquista islâmica”.

Antes da chegada dos exércitos muçulmanos, a região era governada pelos visigodos, um povo germânico que governou entre 418 e 711.

po
Ainda podem ser encontrados vestígios do passado islâmico de Portugal [Marta Vidal / Al Jazeera]

 

Os livros de história enfatizam as batalhas travadas pelos governantes cristãos contra os muçulmanos, mas a derrota dos exércitos muçulmanos não significou o fim da presença muçulmana em Portugal.

“A reconquista cristã não significa que os muçulmanos voltem para suas terras, porque essa terra também era deles”, diz o historiador.

Hoje, no entanto, menos de 0,5% da população de 11 milhões é muçulmana, e poucos sabem que os muçulmanos já constituíram uma proporção muito maior da população.

“O que é ensinado na escola é sempre ensinado da perspectiva dos [vencedores]”, diz Noor-ayn Sacoor, 30 anos. Nascido em Portugal de pais de origem indiana e árabe, Sacoor é membro da comunidade muçulmana de Lisboa.

Ela gostaria que os currículos escolares cobrissem melhor o longo período de convivência entre muçulmanos, cristãos e judeus, muitas vezes considerado o motivo pelo qual a região prosperou como um centro de cultura e ciência.

“Gostaria que houvesse mais foco na herança deixada pelo domínio muçulmano, não é muito conhecida em Portugal”, reflete ela.

Construindo uma identidade europeia

Todos os alunos que freqüentam escolas portuguesas devem ler The Lusiads, um épico poema do século XVI do poeta português Luis Vaz de Camões que celebra a glória dos reis e exploradores de Portugal em um momento de expansão imperial.

O poema conta a história da primeira viagem marítima do navegador Vasco da Gama à Índia e seus encontros com muçulmanos, retratados como astutos e traiçoeiros.

Celebrado como herói nacional por abrir a rota marítima para a Índia que dava acesso a Portugal ao comércio de especiarias, que até então era controlado por comerciantes árabes, Da Gama também foi acusado de realizar uma campanha de terror contra muçulmanos na luta por controle do comércio marítimo.

Em retaliação aos ataques contra os portugueses, da Gama capturou um navio com 200 peregrinos muçulmanos retornando de Meca e o incendiou, matando centenas a bordo. Mas tais massacres não são mencionados nos The Lusiads, nem nos manuais escolares portugueses, onde os muçulmanos são responsabilizados pela maioria dos ataques.

Amplamente considerado um dos maiores poetas de Portugal, Camões é comemorado em 10 de junho em um feriado nacional chamado Dia de Portugal.

O feriado costumava ser conhecido como o “Dia da Raça Portuguesa” e foi promovido pelo nacionalista conservador Antonio de Oliveira Salazar, primeiro-ministro entre 1933 e 1968, como uma celebração nacionalista. Isso continuou até o fim do regime autoritário que ele estabeleceu, o “Estado Novo”, em 1974.

Com o catolicismo no centro das narrativas nacionalistas, a ditadura ultraconservadora descreveu os muçulmanos como invasores e “inimigos da nação cristã”.

“Camões não é responsável pelas apropriações de seu trabalho pelo nacionalismo”, diz Barros. “Ele ainda é um dos maiores poetas portugueses.” Mas, acrescenta o historiador, The Lusiads foi um produto da construção ideológica da identidade européia do período em oposição aos muçulmanos e uma mentalidade cruzada que retratava as relações entre cristãos e muçulmanos em termos conflitantes.

Segundo Barros, quando o poema foi escrito, o Império Otomano representava uma ameaça à hegemonia dos governantes cristãos da Europa.

Durante os séculos XV e XVI, os reis portugueses continuaram a se expandir para o norte da África, onde estabeleceram bases militares e se envolveram em guerra. Isso continuou até uma derrota desastrosa em 1578 na cidade marroquina de Ksar el-Kebir (conhecida em português como Alcacer Quibir) que pôs fim às ambições expansionistas de Portugal no norte da África.

O mouro tornou-se o “outro” estereotipado de Portugal, à medida que a identidade européia estava sendo moldada em oposição ao Islã. Embora o termo “mouro” se referisse tradicionalmente a muçulmanos de língua árabe no norte da África, o rótulo era frequentemente usado para se referir amplamente a muçulmanos, reduzindo sua diversidade a uma massa de alteridade.

po3
As influências islâmicas são comuns em Mertola, uma pequena cidade às margens do rio Guadiana [Marta Vidal / Al Jazeera]

 

Mas as narrativas nacionalistas construídas sobre uma identidade católica refletem séculos de coexistência entre muçulmanos, judeus e cristãos no que é hoje Portugal e Espanha. Barros explica que, ao contrário das versões dominantes da história e dos mitos de longa data, os muçulmanos não eram de fora.

“É perigoso se apropriar disso para a propaganda nacionalista”, acrescenta o historiador, especialmente à luz da ascensão da extrema-direita em toda a Europa. 

O Estado Novo de Portugal foi derrubado pela Revolução dos Cravos de 1974, mas algumas das antigas narrativas ainda permanecem.

Em 2019, um partido de extrema-direita recém-formado conquistou um assento no parlamento de Portugal pela primeira vez desde o final do governo de Salazar. O partido propôs excluir “o ensino do Islã” das escolas públicas e enfatiza a necessidade de combater o “fundamentalismo islâmico” e defender as fronteiras da Europa de uma “invasão” do sul do Mediterrâneo.

Apagar a história muçulmana e judaica de Portugal

Em 1249, o rei Afonso III de Portugal capturou Faro, o último reduto muçulmano do Algarve. A maioria dos muçulmanos foi morta, fugiu para um território controlado por muçulmanos ou convertida ao cristianismo, mas uma pequena minoria foi autorizada a permanecer em bairros segregados.

Em 1496, o rei Manuel I decidiu expulsar todos os judeus e muçulmanos, tornando o reino exclusivamente cristão.

Não há registros exatos, mas as estimativas colocam o número de judeus na época entre 20.000 e 100.000, e acredita-se que a comunidade muçulmana tenha sido consideravelmente menor. Depois de expulsas, sinagogas e mesquitas foram destruídas, entregues à igreja católica ou transformadas em residências particulares, na tentativa de apagar os diversos passados ​​da região e séculos de presença judaica e muçulmana.

A expulsão da minoria judaica foi reconhecida pelo governo português com desculpas públicas e uma lei de 2015 que oferece a cidadania portuguesa aos descendentes de judeus que foram expulsos. No entanto, os muçulmanos que foram expulsos pelo mesmo decreto de 1496 não receberam as mesmas cortesias.

Jose Ribeiro e Castro, um político conservador que redigiu a lei de restituição, disse à Al Jazeera no início deste ano que “a expulsão dos muçulmanos está mais relacionada a conquistas e batalhas do que à intolerância religiosa”.

Por causa do suposto pano de fundo do conflito, os políticos argumentaram que a expulsão dos muçulmanos de Portugal não poderia ser comparada à perseguição aos judeus, que se baseava puramente no ódio e no fanatismo.

po4
Rodeada por oliveiras, a igreja de Mertola costumava ser uma mesquita [Marta Vidal / Al Jazeera]

Quando as minorias religiosas receberam três escolhas grosseiras – converter-se ao cristianismo, deixar Portugal ou enfrentar a pena de morte – a maioria dos muçulmanos fugiu para o norte da África, onde se assimilaram às populações locais.

A maioria da população judaica, no entanto, não teve permissão para deixar o reino, pois o rei Manuel transformou o edito inicial de expulsão em um edito de conversão forçada. Algumas crianças judias foram tiradas de seus pais e adotadas por famílias cristãs. Os judeus restantes foram batizados à força.

Os historiadores acreditam que os muçulmanos poderiam ter deixado o reino ileso porque o rei temia retaliação dos estados muçulmanos, enquanto os judeus não tinham essa proteção.

Aqueles que foram convertidos à força só foram autorizados a deixar Portugal após o massacre de Lisboa em 1506, quando entre 1.000 e 4.000 “novos cristãos”, como eram chamados os convertidos judeus, foram mortos, muitos deles queimados na fogueira.

Muitos fugiram para o império otomano, estabelecendo comunidades judaicas vibrantes em cidades como Salónica, Istambul e Dubrovnik.

Os novos cristãos que permaneceram em Portugal continuaram sendo perseguidos após o estabelecimento da Inquisição Portuguesa em 1536.

As leis de restituição de 2015 foram concebidas como uma forma de reconhecer os danos causados ​​à comunidade judaica de Portugal e o apagamento do seu legado.

Reparação histórica

Embora os muçulmanos não tenham recebido reparação na forma de direitos de cidadania, um interesse crescente no passado islâmico de Portugal está lentamente abrindo caminho para um tipo diferente de reparação histórica.

Assim como Mustafa Abdulsattar, o escritor português Adalberto Alves fez uma lista de palavras em português derivadas do árabe. O que começou como mera curiosidade se transformou em um projeto de uma década que levou à publicação em 2013 de um dicionário de mais de 19.000 palavras e expressões em português com origem árabe.

“Queria superar o ‘clichê’ de antagonismo entre cristãos e muçulmanos e o esquecimento da civilização andaluza”, explica Alves.

Seu objetivo era enfatizar a herança comum e dar visibilidade à presença há muito negligenciada dos muçulmanos e suas contribuições para a identidade e a história do país. Alves queria mostrar que o “outro” fazia parte de si mesmo.

Alves acredita que o legado cultural e intelectual herdado do Islã ainda não foi reconhecido na Europa, pois os muçulmanos foram escritos na história da Europa.

po5
Adalberto Alves em Beja, onde nasceu o poeta Al-Mutamid [Jorge Graca, cortesia de Adalberto Alves / Al Jazeera]

Para corrigir esse apagamento histórico, Alves passou os últimos 35 anos documentando as influências de al-Andalus em Portugal – da poesia e linguagem à música, tecelagem de tapetes e doces, até chaminés em forma de minarete. Seus esforços foram reconhecidos pela UNESCO com o Prêmio Sharjah de Cultura Árabe em 2008.

O legado deixado pelos muçulmanos é mais vasto do que se imagina, explica Alves, apontando como o império português dependia das ciências da navegação desenvolvidas pelos árabes. Acredita-se que até Vasco da Gama, cuja viagem épica é tão comemorada em Portugal, tenha contado com um piloto muçulmano para chegar à Índia.

Mas talvez tenha sido com a poesia que Alves mais contribuiu para mudar a maneira como a herança islâmica é percebida em Portugal. Com sua coleção e tradução da poesia árabe do período andaluz para o português, poetas como al-Mu’tamid, o último governante muçulmano de Sevilha e um dos mais célebres poetas andaluzes, passam a ser conhecidos como poetas “locais”. Este ano, uma exposição realizada em Lisboa na Biblioteca Nacional celebra o trabalho de Alves e al-Mutamid.

“Dediquei grande parte da minha vida a tentar fazer justiça ao grande poeta e ao rei al-Mutamid ibn Abbad”, diz Alves, “talvez porque tenhamos origens na mesma cidade, Beja”.

Perto da cidade de Beja, no sul, em uma região onde a influência do Islã é mais evidente, outro projeto pioneiro desmascara o estereótipo de um invasor árabe-muçulmano e recupera o passado islâmico como um elemento fundamental da identidade e herança portuguesas.

Um Mediterrâneo compartilhado

Tudo começou com pedaços de cerâmica encontrados debaixo de uma figueira em Mertola, uma pequena cidade às margens do rio Guadiana.

O arqueólogo Claudio Torres visitou a cidade caiada de branco pela primeira vez em 1976 com o historiador Antonio Borges Coelho. Na época professor de história medieval na Universidade de Lisboa, Torres havia sido convidado para Mertola por um de seus alunos. Torres e Coelho tropeçaram em algumas cerâmicas islâmicas perto do castelo medieval da cidade.

 

po6
O trabalho pioneiro de Claudio Torres em Mertola desafiou a historiografia nacionalista [Marta Vidal / Al Jazeera]

 

Torres, agora com 81 anos, decidiu começar a cavar. Em 1978, ele estabeleceu o campo arqueológico de Mertola e se mudou para a cidade tranquila com sua família.

“Mertola não nos mostra as batalhas”, explica o pesquisador Virgilio Lopes, que trabalha no sítio arqueológico nos últimos 30 anos. “Isso nos mostra como as pessoas costumavam viver juntas. Debaixo dessas rochas, há uma idéia extraordinária de coexistência”.

Ao lado do castelo medieval, fica uma igreja com arcos em ferradura, um interior abobadado e um mihrab – um nicho semicircular na parede de uma mesquita que indica a direção da oração – atrás do altar principal da igreja.

Os arqueólogos encontraram vestígios de uma comunidade judaica e descobriram que a igreja fica no que antes era um templo romano e depois uma mesquita.

“Diferentes comunidades viveram juntas até o final do século XV”, explica Susana Martinez, pesquisadora do campo arqueológico de Mertola e professora de história e arqueologia medieval da Universidade de Évora.

“A expulsão de judeus e muçulmanos interrompe o longo período de convivência, à medida que o cristianismo do norte impõe sua fé a todos”, acrescenta ela.

Os arqueólogos de Mertola descobriram um passado de coexistência que desafiava o modo como a história é contada em Portugal. Torres acredita que o Islã se espalhou por toda a região através de séculos de relações comerciais e econômicas e não como resultado de uma conquista violenta.

Isso pode explicar por que, após a primeira vitória em 711, quando um exército árabe e amazigh liderado por Tariq ibn-Ziyad atravessou o estreito de Gibraltar do norte da África e assumiu o controle do sul da Península Ibérica, os muçulmanos conseguiram conquistar a maior parte do território com pouca dificuldade. Termos generosos de rendição também significavam que havia mais capitulações pacíficas do que batalhas violentas, permitindo que os muçulmanos controlassem a maior parte do que hoje é Portugal e Espanha em apenas alguns anos.

“As grandes rupturas que aprendemos na escola não se concretizaram”, explica Lopes. “Mertola é importante porque nos mostra as continuidades, os momentos em que as religiões coexistem, as conexões entre os povos”.

Numa época de endurecimento das fronteiras e divisões estritas entre o norte e o sul do Mediterrâneo, é difícil imaginar que o mar já tenha servido de conector. Mas foi o que os arqueólogos de Mertola descobriram. Apesar das divisões criadas pelo nacionalismo, as duas margens do Mediterrâneo compartilham uma cultura e história comuns.

“Não devemos olhar para o sul do Mediterrâneo como se houvesse uma fronteira nos dividindo”, diz Lopes. “Essas pessoas também são nossas. Geneticamente e culturalmente, somos muito próximos”. 

O foco nas continuidades no Mediterrâneo ajudou a questionar a historiografia nacionalista dominante que descreve os muçulmanos como o “outro”, mas leva tempo para mudar idéias profundamente arraigadas sobre identidade e história nacionais.

“Precisamos continuar contando as histórias de continuidade”, diz Martinez. “Não a história das elites e suas batalhas, mas as histórias das pessoas comuns e a maneira como elas interagiram, a maneira como compartilharam modos de vida semelhantes. Essas histórias são uma maneira poderosa de desconstruir estereótipos e preconceitos que possamos ter sobre o outro.”

Mas talvez nada conte a história de continuidade e um Mediterrâneo compartilhado tão claramente quanto a própria experiência de Claudio Torres.

Na década de 1960, Torres era um estudante e um dissidente que foi preso e torturado pelo regime autoritário. Quando chegou uma carta de recrutamento para servir na guerra colonial de Portugal, ele decidiu fugir.

Incapaz de pagar a taxa dos contrabandistas para chegar à França, ele fugiu de Portugal em uma pequena lancha para Marrocos. Com outros portugueses em fuga da guerra colonial e da ditadura, seu barco quase afundou em uma viagem perigosa, não muito diferente da travessia marítima de Mustafa Abdulsattar quase 60 anos depois.

“Hoje, todos os dias, há viagens como essa”, diz Lopes. “Mas esquecemos que, há apenas algumas décadas, éramos os que cruzavam”.

FONTE: AL JAZEERA

Artigo de Marta Vidal publicado no site da Al Jazeera (leia aqui) 

Sobre Marta Vidal (leia aqui)