Sharjah recebe inscrições para prêmio de tradução

Qui, 13/08/2020 - 21:09
Publicado em:

 

Emirado tem inscrições abertas para editoras que publicaram livros de autores árabes em outros idiomas. É possível submeter trabalhos até o dia 1º de setembro.

A Sharjah Book Authority (SBA) está com inscrições abertas para a quarta edição do Prêmio de Tradução Sharjah ‘Turjuman’. O premiação destaca livros de escritores árabes traduzidos para outros idiomas ao redor do mundo. A ideia é incentivar tradutores e editores internacionais a escolher e publicar títulos escritos por importantes autores árabes, contribuindo para a apreciação global da literatura árabe e aprimorando a comunicação intercultural.

Podem ser inscritos livros que tenham sido publicados entre 2011 e 2020. As inscrições vão até 1º de setembro de 2020. A premiação é aberta a editoras internacionais que publicaram traduções de uma obra original em árabe. Segundo o SBA, uma mesma editora pode submeter mais de uma obra. O formulário de inscrição está disponível no site da autoridade.

O valor total do prêmio é de 1,3 milhão de dirhams, cerca de US$ 350 mil pela conversão atual. Desse total, 70% são para a editora estrangeira, que detém os direitos de tradução, e 30% para a editora árabe, que detém a primeira edição dos direitos do livro.

Desde sua criação em 2016, quando estreou na 35ª edição da Feira Internacional do Livro de Sharjah, o Prêmio Turjuman tem buscado contribuir para expandir o escopo da publicação árabe, promovendo maior acesso à literatura produzida por autores árabes e permitindo que leitores de outros locais explorem esse legado.

O vencedor será anunciado durante a próxima Feira Internacional do Livro de Sharjah, que está marcada para ocorrer entre os dias 4 e 14 de novembro de 2020.

Fonte: ANBA