18ª Mostra Mundo Árabe de Cinema: primeiro debate aborda os filmes "Bi'rem" e "Uma Casa em Jerusalém"

Ter, 05/09/2023 - 00:44

Debate contou com participação de Soraya Misleh, diretora Cultural do ICArabe, e da cineasta Lina Chamie.

O primeiro debate da 18ª Mostra Mundo Árabe de Cinema ocorreu na última sexta-feira, 1º de setembro, no Cine Sesc. A discussão sobre os filmes "Bi'rem" e "Uma Casa em Jerusalém" contou com participação de Soraya Misleh, diretora Cultural do ICArabe, e da cineasta Lina Chamie. A mediação foi feita por Gil Rodrigues, jornalista, escritor e roteirista em Cinema e TV e editor da Revista Nur.

Para Soraya Misleh, o debate foi muito rico, mostrando compromisso e solidariedade com a causa palestina, pois são dois filmes que tratam sobre a Nakba, a catástrofe Palestina com a formação do estado de Israel em 15 de maio de 1948, que continua até os dias atuais. Saraya destacou que as belíssimas produções apresentam um universo desconhecido pelas pessoas de fora do Oriente Médio. 

"As produções são belíssimas, o filme Bir'em é uma produção que fala de uma aldeia na Galileia, que foi destruída com a Nakba de 1948. O filme traz um universo que as pessoas não conhecem,  mostra os palestinos, os jovens palestinos que ainda continuam a resistir e lutar pelo retorno assim como acontece com todos os refugiados", comentou Soraya Misleh. "O filme "Uma casa em Jerusalém" traz muito simbolismo, muita gente fala da cidade velha de Jerusalém, que foi ocupada em 1967, mas as pessoas esquecem da parte ocidental que foi ocupada em 1948. A obra trata de um tema muito importante, que é a alma dos expulsos de 1948, e mesmo depois de 1967 nunca sai do seu lugar", emendou a diretora cultural do ICAbare. "Eles estão sempre conectados àquele passado porque o passado é o presente para os palestinos e palestinas todos os dias. Então, o debate trouxe tanto as questões históricas e transitórias quanto o olhar apurado da especialista em cinema", concluiu.

Gil Rodrigues falou sobre a importância do debate para o conhecimento da arte, do cinema e das questões políticas que envolvem a Palestina.

"A Soraya falou sobre a importância da arte e do cinema palestino na preservação da memória e da terra. Lina ressaltou a delicadeza e a forma pessoal e intimista com que são tratadas as questões políticas. Convido todos vocês para acompanhar a mostra que vai até o dia 06 de setembro no CineSesc", disse Gil Rodrigues.

O segundo debate será sobre o filme "Ventre Materno", nesta terça (5), às 21h30, no CineSesc.

Clique aqui para acessar o site da Mostra

Veja mais fotos aqui

mostra debate

mostra debate 1

mostra debate 1