Reginaldo Nasser ministra curso "Ordem e Revolução no Oriente Médio" e grava aulas sobre terrorismo para televisão

Sex, 27/05/2011 - 11:52

A ABRI (Associação Brasileira de Relações Internacionais) oferecerá na programação do seu 3º Encontro Nacional minicursos para estudantes de pós-graduação e docentes. Entre os minicursos ofertados está o de tema "Ordem e Revolução no Oriente Médio", com Reginaldo Nasser, PUC SP.

Veja aqui uma entrevista com Reginaldo Nasser para o Jornal Hoje
Veja também aulas de Reginaldo Nasser para o Jornal Hoje sobre o tema do terrorismo:
Aula 1
Aula 2  

Professor do departamento de politica da PUC SP, coordenador do curso de Relações Internacionais da PUC SP 1999-2009, professor do Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais (Unesp, Unicamp e PUC). Pesquisador responsável do Instituto Nacional de Estudos Sobre os EUA (INEU), bolsista Eramus (Universidade do Porto), pesquisador do IPEA na área de Defesa e Segurança. Desenvolve pesquisa na área de Política Internacional com ênfase em Conflitos Internacionais, Segurança Internacional, terrorismo, Oriente Médio, e política externa dos Estados Unidos. 

O contexto atual no Oriente Médio nos incita a repensar um tema ainda pouco debatido nas relações internacionais, mas que mereceu a devida atenção de Fred Halliday, principalmente, em sua obra: Revolution and World Politics: The Rise and Fall of the Sixth Great Power.

O propósito principal é restabelecer a centralidade da revolução social na formação da moderna ordem internacional: uma fonte de mudança histórica tão importante quanto as guerras. Para isso pretendemos explorar três temas principais conjugando debates teóricos com análise de conjuntura: como as revoluções no Oriente Médio podem afetar a segurança internacional, como essas alterações podem constituir-se em fontes de novas revoluções e a necessidade integrar as análises de movimentos de massa e estruturas sociais (locais e globais) nos estudos de segurança internacional.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas clicando aqui.