Abertura da Mostra no CCBB teve encontro do público com o diretor Otavio Cury, de "Constantino"

Qui, 19/07/2012 - 09:00
Publicado em:
Os filmes “Constantino”, “O Infortúnio dos Outros” e “Amor Abortado” abriram a etapa da 7ª Mostra Mundo Árabe de Cinema no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em São Paulo. Após a exibição de “Constantino”, o diretor do filme, Otávio Cury, participou de um bate-papo com os espectadores presentes à sessão.

Otávio, de ascendência síria, respondeu a várias perguntas feitas pelo público. O filme aborda a busca do diretor pela memória do bisavô Daud Constantino Al-Khoury, um intelectual respeitado na Homs do final do século XIX e início do século XX. O ponto de partida foi a entrega a Otavio de um livro sobre Daud e suas obras teatrais em uma viagem ao país de seus antepassados.

Questionado sobre o que ele desejava com esta procura e o que encontrou, o diretor respondeu: “Entendi melhor o que é ser árabe. É a língua, é a casa aberta para os familiares e amigos, é essa hospitalidade. Eu me tornei orgulhoso de ser árabe.”

O público também demonstrou interesse pelo período no qual as filmagens ocorreram na Síria. “Não era nada fácil filmar sob o governo Assad pai. Mas não era impossível. Hoje, provavelmente, deve ser impossível fazer um filme na Síria.”

Otavio relatou o momento em que levou à Universidade de Damasco peças de teatro cuja autoria era desconhecida e descobriu que eram de seu bisavô. “Na Síria, a memória está quase toda perdida. O livro foi um grão de areia, mas que foi importante para mim e para a professora a quem eu o entreguei”.

Omar Amralay

No mesmo dia, o público teve a oportunidade de assistir a dois documentários do diretor Omar Amralay no CCBB.

O primeiro deles, “Amor Abortado”, relata a relação entre homens e mulheres no Egito, no início da década de 1980. O filme resultou de um pedido da ONU para a Conferência sobre Igualdade de Gênero que ocorreria em Pequim, em 1985. A Organização convidou diretores de todo o mundo para filmar sobre o tema.

Em “O Infortúnio dos Outros”, segundo filme do dia da abertura, o diretor Omar Amralay acompanha a vida de Haji Ali, taxista e funerário à espera de clientes durante a guerra civil no Líbano e suas relações com os ofícios e as pessoas no dia-a-dia.

A 7ª Mostra Mundo Árabe de Cinema fica em cartaz no CCBB até domingo, dia 22. Confira a programação completa em http://mundoarabe2012.icarabe.org/