18ª Mostra Mundo Árabe de Cinema apresenta a diversidade dos países árabes, em 10 filmes inéditos, no CineSesc, em São Paulo, de 31 de agosto a 6 de setembro

Dom, 13/08/2023 - 11:39
Publicado em:

 

A abertura será realizada no dia 31 de agosto, às 20h30, com o filme “Ventre Materno”. A programação inclui dois debates, nos dias 1º e 5 de setembro. A Mostra tem realização do ICArabe (Instituto da Cultura Árabe), correalização do Sesc São Paulo e patrocínio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e do Instituto do Sono.

 

O Instituto da Cultura Árabe – ICArabe, em correalização com o Sesc São Paulo – Serviço Social do Comércio, promoverá, de 31 de agosto a 6 de setembro de 2023, a 18ª Mostra Mundo Árabe de Cinema. Celebrando a diversidade dos países árabes, em formato 100% presencial, a mostra traz 10 filmes inéditos. A abertura, com o filme “Ventre Materno(foto acima), será realizada dia 31 de agosto (quinta-feira), às 20h30, no CineSesc (Rua Augusta, 2075, Cerqueira César - São Paulo, em sessão gratuita; os ingressos devem ser retirados a partir das 19h na bilheteria).

A programação inclui dois debates, nos dias 1º e 5 de setembro (mais informações https://mundoarabe2023.icarabe.org/ ) .

A Mostra tem patrocínio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e do Instituto do Sono.

Idealizada por Soraya Smaili e com curadoria de Arthur Jafet, a Mostra Mundo Árabe de Cinema tem na temática social seu fio condutor da edição deste ano. “As produções tratam de elucidar temas em voga nas sociedades do Mundo Árabe, como o avanço dos direitos das mulheres, a busca por mais direitos civis, políticos e sociais, bem como a releitura de acontecimentos que esculpiram a realpolitik da região”, frisa o curador.

“Mais uma vez estamos realizando a Mostra, que é importante e foi idealizada há mais de 18 anos. Desde o início do Instituto da Cultura Árabe, praticamente, já tínhamos esse desejo de realizar atividades relacionadas ao cinema, que tem produções muito ricas, abundantes, com temáticas diversas e que se relacionam e sempre dialogam com as questões do mundo contemporâneo”, ressalta Soraya Smaili. “É importante também salientar que essa é a primeira Mostra totalmente presencial, depois de termos tido três anos de Mostras virtuais - os dois primeiros anos 2020-2021, totalmente virtuais, e 2022 em formato híbrido - e agora totalmente presencial no CineSesc, com atividades como debates, e filmes cuidadosamente escolhidos pela curadoria. Estamos muito orgulhosos de trazermos novamente para o público brasileiro a produção que dialoga e que traz um pouco das questões contemporâneas, mas também do mundo árabe e dos países que atuam e que têm uma tradição muito grande em termos culturais”, completa.

 

Confira abaixo as sinopses dos filmes e a programação.

1- A Bandeira (Alam)

Países: França, Tunísia, Palestina, Qatar, EAU (Emirados Árabes Unidos)

Elenco: Mahmoud Bakri, Sereen Klas, Saleh Bakri, Mohammad Karaki

Diretor: Firas Khoury

Ano: 2023

Idioma: Árabe

Gênero: Drama

Duração: 104 minutos

Classificação: 12 anos

Trailer: clique aqui para assistir 

Premiações e festivais: Toronto 2023, Roma 2023, Red Sea 2023, Marrakech 2023, Cairo 2023

Em uma cidade palestina, Tamer e seus amigos levam uma vida típica de estudante do ensino médio, até a chegada da bela Maysaa’. Para agradá-la, Tamer concorda em participar de uma misteriosa operação de substituir a bandeira na véspera do Dia da Independência de Israel, que é um dia de luto para os palestinos.

band

 

2- Após o Fim do Mundo (After the End of the World)

País: Líbano

Elenco/Equipe: Nadim Mishlawi, Mark Khalife, Georges Schoucair

Diretor: Nadim Mishlawi

Ano: 2022

Idiomas: Inglês, árabe

Gênero: Documentário

Duração: 72 minutos

Classificação: Livre

Trailer: clique aqui para assistir 

Premiações e festivais: Sheffield International Documentary Festival 2022

Suspensa entre um passado brutal e um futuro incerto, Beirute perdura em um presente frágil e indefinido. Refletindo sobre as consequências da morte de seu pai, “Após o Fim do Mundo” é o livro de memórias das experiências de um cineasta em Beirute, uma cidade assombrada pela perda. O filme vai além do cenário político e concentra-se na noção mais sutil da cidade como um estranho experimento urbano. Contrastando as ruínas do passado recente com o influxo da modernidade, o filme torna-se o retrato de uma cidade à beira do perpétuo desaparecimento.

APOS

 

3- A Última Rainha (El Akhira/La Dernière Reine)

Países: Argélia, França, Arábia Saudita, Qatar e Taiwan

Elenco: Adila Bendimerad, Dali Benssalah, Tahar Zaoui, Imen Noel, Nadia Tereszkiewicz

Diretor: Adila Bendimerad e Damien Ounouri

Ano: 2022

Idioma: Árabe

Gênero: Drama histórico, Aventura

Duração: 110 minutos

Classificação: 12 anos

Trailer: clique aqui para assistir 

Premiações e festivais: Veneza 2022, Red Sea 2022, Malmö 2023

Ano de 1516: diz a lenda que o rei de Argel tinha uma esposa chamada Zaphira. Quando o pirata Aroudj Barbarossa chega para libertar a cidade dos espanhóis, ele está determinado a conquistar Zaphira e também o próprio reino. Mas Zaphira está pronta para deixá-lo ao seu bel prazer, ou ela está tramando algo?

RA

 

4- Bir'em

Países: França

Elenco: Sama Abuleil, Yazan Bekri, Ibrahim Visa, Raouf Abu Fares, Elana Mahloul Luqa, May Endrawes, Lara Makhoul, Mahmoud Ehlel, Maher Talhami, Eyal Friedlander

Diretor: Camille Clavel

Ano: 2022

Idiomas: Árabe e hebraico

Gênero: Drama

Duração: 75 minutos

Classificação: Livre

Trailer: clique aqui para assistir 

Premiações e festivais: IFFK 2023

Na Galileia, norte de Israel, Nagham, uma garota palestina, decide voltar para Bir’em, aldeia de sua família, destruída durante a guerra de 1948 (Nakba). Ela logo é acompanhada por outros jovens palestinos, que revivem a efêmera esperança de um retorno à aldeia.

BI

 

5- Europa

Países: Iraque, Kuwait, Itália

Elenco: Adam Ali, Svetlana Yancheva, Pietro Ciciriello, Gassid Mohammed, Mohamed Zouaoui, Erfan Rashid

Diretor: Haider Rashid

Ano: 2021

Idioma: Árabe

Gênero: Drama

Duração: 75 minutos

Classificação: Livre

Trailer: clique aqui para assistir 

Premiações e festivais: Oscar 2022, Cannes 2021, Edimburgo 2021, Golden Globes (Itália) 2021, Hamburgo 2021, Sevilha 2021, Bergen 2021, Kerala 2022

Kamal, um jovem iraquiano que entra na Europa a pé pela fronteira entre a Turquia e a Bulgária, é capturado pela polícia de fronteira búlgara, mas escapa, encontrando-se em busca de uma saída em uma floresta aparentemente interminável, um submundo onde regras e leis não funcionam.

EU

 

 

6- Hawar - nossas crianças banidas (Hawar - Our Banished Children)

Países: Bélgica, Suíça

Elenco/Equipe: Pascale Bourgaux, Isabelle Truc, Elisa Garbar, Mohammad Shaikhow, Sophie Vercruysse

Diretor: Pascale Bourgaux

Ano: 2023

Idiomas: Curdo, inglês, árabe

Gênero: Documentário

Duração: 74 minutos

Classificação: 12 anos

Trailer: clique aqui para assistir 

Premiações e festivais: Vision du Réel 2023, Brussels International Film Festival 2023

Em 2014, o grupo takfiri Daesh assumiu o controle do norte do Iraque, lar da comunidade Yazidi. Eles separaram famílias, matando homens e sequestrando mulheres e meninas, que foram “oferecidas” aos combatentes da jihad. A repórter e cineasta Pascale Bourgaux conta a história das crianças nascidas durante este período de cativeiro, “os bastardos do Daesh”, lançando luz sobre esta tragédia humana.

HA

 

7- Jardins Suspensos (Hanging Gardens)

Países: Iraque, Palestina, Arábia Saudita, Egito, Reino Unido

Elenco: Wissam Diyaa, Jawad Al Shakarji, Hussain Muhammad Jalil, Akram Mazen Ali

Diretor: Ahmed Yassin Al Daradji

Ano: 2022

Idioma: Árabe

Gênero: Drama

Duração: 117 minutos

Classificação: 12 anos

Trailer: clique aqui para assistir 

Premiações e festivais:  Veneza 2022, Seattle 2023, Asia-Pacific Screen Awards, Busan 2022

Aos 12 anos, As’ad sobrevive catando lixo nos Jardins Suspensos, uma pilha de lixo fumegante em Bagdá. Um dia, ele encontra uma boneca sexual americana descartada. Encantado por ela, As'ad traz sua nova companheira para casa, mas isso provoca violência de seu irmão mais velho. Ele retorna aos Jardins Suspensos para se refugiar e faz um lar para ele e a boneca, que se torna uma forma de entretenimento para os meninos locais. As'ad se apega a ela e a chama de Salwah.

No cenário colonial devastador da invasão americana do Iraque, As'ad luta contra as forças do fundamentalismo e do consumismo. “Jardins Suspensos” é um conto de coragem assombroso e significativo, onde é preciso fazer o que for preciso não apenas para sobreviver, mas também para viver.

JA

 

8- O Gosto das Maçãs é Vermelho (The Taste of Apples is Red)

Países: Alemanha, Israel

Elenco: Ruba Blal, Soheil Hadad, Shaden Kanboura, Makram Khoury, Tarik Kopty

Diretor: Ehab Tarabieh

Ano: 2022

Idioma: Árabe

Gênero: Drama

Duração: 83 minutos

Classificação: 12 anos

Trailer: clique aqui para assistir 

Premiações e festivais: Toronto 2022, Marrakech 2022, Thessaloniki 2022, Bremen 2023, Talinn 2022, Santa Barbara 2023, Jeonju 2023

Após ferozes batalhas da Guerra Civil Síria, o velho Mustafa cruza a fronteira e retorna para sua cidade natal nas ocupadas Colinas de Golã. Lá, ele encontra seu irmão Kamel, que não vê há 47 anos. Kamel tenta proteger seu irmão, que está alinhado com os rebeldes na Síria, dos aldeões que procuram traí-lo. Ele embarca em uma jornada na tentativa de salvar Mustafa e se depara com as pessoas ao seu redor e, acima de tudo, consigo mesmo.

 

GO

 

9- Uma Casa em Jerusalém (A House in Jerusalem)

Países: Palestina, Reino Unido, Alemanha, Holanda e Qatar

Elenco: Johnny Harris, Miley Locke, Sheherazade Makhoul Farrell

Diretor: Muayad Alayan

Ano: 2023

Idiomas: Inglês, árabe e hebraico

Gênero: Drama

Duração: 103 minutos

Classificação: 12 anos

Trailer: clique aqui para assistir 

Premiações e festivais: IFFR 2023, Seattle 2023

Uma garota judia-britânica muda-se da Inglaterra para Jerusalém, para um novo começo, que pode ajudá-la a se curar da morte de sua mãe. Mas no caminho ela encontra o fantasma de uma menina palestina que foi separada de sua família.

CASA

 

10- Ventre Materno (La Nuit du Verre d’Eau / Mother Valley)

Países: França, Líbano

Elenco: Marilyn Naaman, Antoine Merheb, Nathalie Baye, Ahmad Kaabour, Christine Choueiri, Jurdi Talal, Pierre Rochefort

Diretor: Carlos Chahine

Ano: 2023

Idioma: Francês e árabe

Gênero: Drama, Romance

Duração: 83 minutos

Classificação: Livre

Trailer: clique aqui para assistir 

Premiações e festivais: Cinemed 2022, Cairo 2023

Líbano, verão de 1958. Três irmãs da sociedade cristã estão de férias nas montanhas libanesas. A vida tranquila do vilarejo é abalada pelos ecos de uma revolução estrondosa em Beirute e pela chegada de dois turistas franceses. Mas é dentro da família que a convulsão virá. A mais velha das irmãs, Layla, mãe e esposa perfeita, abrirá os olhos para a sociedade patriarcal que as mantém sob controle. No jovem Líbano, que sonha com uma idade de ouro, pode uma mulher ter outro destino que não o traçado pelos homens?

VE

 

PROGRAMAÇÃO:

Quinta-feira, 31 de agosto

16h30 -         Europa

20h30 -         Ventre Materno

 

Sexta-feira, 1º de setembro

15h - Após o Fim do Mundo

17h30 - Bir’em

20h - Uma Casa em Jerusalém

21h45 - Debate sobre os filmes: Bir'em e Uma Casa em Jerusalém

 

Sábado, 2 de setembro

14h30 -         Hawar - nossas crianças banidas

16h30 -         A Bandeira

18h30 -         Após o Fim do Mundo

20H30 - A Última Rainha

 

Domingo, 3 de setembro

17h - O Gosto das Maçãs é Vermelho

20h30 -         A Bandeira

 

Segunda-feira, 4 de setembro

15h - Europa

17h30 -         Jardins Suspensos

20h30 - A Última Rainha

 

Terça-feira, 5 de setembro

15h -  Hawar - nossas crianças banidas

17h30 -         O Gosto das Maçãs é Vermelho

20h - Ventre Materno

21h30 - Debate sobre o filme Ventre Materno

 

Quarta-feira, 6 de setembro

15h - Bir’em

17h - Uma Casa em Jerusalém

 

DEBATES

 

“Bir´em” e “Uma Casa em Jerusalém”

Sexta-feira, 1º de setembro, às 21h45 (após a exibição de “Uma Casa em Jerusalém”)

Debatedoras: 

Soraya Misleh – diretora cultural do ICArabe, jornalista palestino-brasileira, pós-graduada em Globalização e Cultura pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FespSP), mestre e doutora em Estudos Árabes pela Universidade de São Paulo. Autora do livro “Al Nakba – um estudo sobre a catástrofe palestina” (Ed. Sundermann). 

Lina Chamie – Cineasta e professora de cinema. Diretora dos longa-metragens “Via Láctea”, “Amigos”, “Santos 100 anos de Futebol Arte”, “São Silvestre”, “Kobra, Autoretrato”.  

Mediador:

Gil Rodrigues – Jornalista, escritor e roteirista de cinema e tv, membro do Conselho Cultural do ICArabe.  

 

“Ventre Materno”: 

Terça-feira, 5 de setembro, às 21h30 (após a exibição do filme)

Debatedores:

Thiago Mendonça, diretor e crítico de cinema, dirigiu os longa-metragens “Jovens Infelizes ou Um Homem que Grita não é um Urso que Dança”, “Um Filme de Cinema”, “Curtas Jornadas Noite Adentro” e coordena o curso de formação de cineastas populares junto à Rede Emancipa de Educação. 

Yanet Aguilera Viruez Franklin de Matos é Profa. Dra.de História do Cinema no Departamento de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo. Fundadora e coordenadora do Colóquio de Cinema e Arte da América Latina (Cocaal), tem publicações em diversas revistas nacionais e internacionais sobre cinema, filosofia, história, estética e política. 

Mediadora:

Isabelle Somma

Pesquisadora do Núcleo de Pesquisas em Relações Internacionais (Nupri-USP) e diretora do Instituto da Cultura Árabe. É doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio doutoral na Universidade de Cambridge, e mestre pelo programa de Língua, Literatura e Cultura Árabe do Departamento de Letras Orientais (USP). Foi Visiting Scholar da Universidade de Columbia. Conclui pesquisa de pós-doutorado no Departamento de Ciência Política (USP).

 

Serviço:

18ª Mostra Mundo Árabe de Cinema

Onde: CineSesc – Rua Augusta, 2075, Cerqueira César - São Paulo | telefone: (11) 3087-0500 | sescsp.org.br/cinesesc

 

Abertura: 31 de agosto (quinta-feira), às 20h30, com o filme “Ventre Materno” (em sessão gratuita; os ingressos devem ser retirados a partir das 19h na bilheteria).

Em cartaz: de 31 de agosto a 6 de setembro

Programação: https://mundoarabe2023.icarabe.org/

Mais informações: www.icarabe.org

 

Ingressos

Segunda a domingo R$ 24 (inteira); R$ 12 (aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor de escola pública com comprovante); R$ 8 (trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo, com credencial plena do Sesc e seus dependentes).

 

Formas de pagamento: dinheiro, cartões de crédito e débito.

Acessibilidade para cadeirantes e obesos.

Capacidade: 279 lugares

Programação completa no site www.mundoarabe2023.icarabe.org

Realização: Instituto da Cultura Árabe

Correalização: Sesc São Paulo

Patrocínio: Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e Instituto do Sono

Apoio: Unifesp|Cátedra Edward Said de Estudos da Contemporaneidade|Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, CineFértil  e Editora Tabla

MOSTRA