Diretora egípcia apresenta o filme "Zelal" nesta terça-feira, na Bioblioteca Mário de Andrade, e conversa com o público

Ter, 02/09/2014 - 15:26
Publicado em:

A programação da 9ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, do ICArabe, chega à Biblioteca Mario de Andrade, em São Paulo. Nesta terça-feira, dia 2, será exibido o filme “Zelal”, da diretora egípcia Marianne Khoury, o primeiro registro cinematográfico de um hospital psiquiátrico nos países árabes. Ao final da exibição, a diretora conversará com o público.Veja a programação:

Dias 2 e 9 de setembro

Zelal

Dia 2, terça-feira, às 19h30 – exibição do filme e bate-pao mcom a diretora Marianne Khoury

Documentário de Mustapha Hasnaoui filmado em dois hospitais psiquiátricos do Cairo, nos quais ela captou as falas, as histórias e as narrativas de homens e mulheres internos. O filme coloca em questão a lógica carcerária com que a loucura e a diferença são tratadas na sociedade egípcia.

 

Assista ao trailer:

https://www.youtube.com/watch?v=iWfhTqQmmHE

Programação completa no site:

http://www.mundoarabe2014.icarabe.org/index.html

 

Outros filmes:

Santidade

Dia 9, terça-feira, às 17h

O filme, inédito no Brasil, narra a trajetória da jovem viúva Areej, que está grávida e aceita a proteção de um traficante adolescente para sobreviver – uma relação de amizade inaceitável numa sociedade marcada pela segregação da mulher. A atriz e diretora saudita interpreta o papel principal.

Nem sempre me vesti assim

 

Dia 9, terça-feira, às 18h

Produzido entre 2012 e 2013, o documentário dirigido por Betty Martins mostra três mulheres muçulmanas de diferentes etnias que vivem no Reino Unido. O foco principal é o uso do véu como um processo íntimo, concedendo a ele uma perspectiva crítica e particular. Martins é brasileira, pesquisadora, escritora, produtora cultural e diretora de documentários. Ela mora no Reno Unido há mais de nove anos.

 

Local: Biblioteca Mário de Andrade, 94 – Centro.

Auditório.

Entrada #grátis sujeito à lotação (175 lugares)

Distribuição de senhas 1 hora antes do evento.