Festival internacional de música na Cisjordânia atrai público palestino e israelense

Qua, 21/07/2010 - 11:14

Um festival internacional de música uniu palestinos e israelenses -- que desafiaram a proibição do governo de entrar na Cisjordânia -- em Ramallah, sede da Autoridade Nacional Palestina.

O show da noite de terça-feira (20) reviveu os anos prévios à ocupação israelense, com um show de Boney M, grupo disco ocidental que explodiu na década de 70.

Diante de um público tranquilo, Boney M mostrou um leque de sucessos que incluiu "Daddy Cool", "Belfast", "Rasputin" e "Ma Baker", por ocasião do 12º Festival Internacional de Música e Dança da Palestina. Na multidão havia palestinos de todas as gerações e também muitos estrangeiros e israelenses.

Boney M, um grupo caribenho fundado na Alemanha e que somou discos de ouro e de platina nos anos 70 e 80, se dissolveu em 1986, mas o nome permaneceu como uma espécie de franquia entre os membros da banda.

O "Boney M" que se apresentou em Ramallah é o liderado pelo cantor Maizie Williams.
"Amamos a Palestina, amamos todos vocês, povo da Palestina!" -- gritou Maizie Williams, arrancando uma onda de aplausos.

O Festival Internacional de Música e Dança da Palestina tem por objetivo chamar a atenção para o problema de acesso à água que os palestinos enfrentam.

Com apresentações em cinco cidades da Cisjordânia ocupada e no porto de Haifa, em Israel, o Festival segue até o dia 24 de julho.

Fonte: Folha.com