Refugiados ganham plataforma digital com serviços disponíveis no Brasil

Sex, 16/11/2018 - 11:14
Publicado em:

 

Com informações e serviços voltados para refugiados, solicitantes de refúgio e apátridas que vivem no país, website está disponível em cinco idiomas: português, espanhol, inglês, francês e árabe.

O ACNUR (Agência da ONU para Refugiados) acaba de lançar no Brasil a plataforma Help.ACNUR.Org, cujo objetivo é prover informações confiáveis e atualizadas sobre os serviços disponíveis para pessoas refugiadas, solicitantes de refúgio e apátridas que vivem no país. 

A plataforma foi apresentada terça-feira (13), em Brasília, às organizações da sociedade civil parcerias do ACNUR na assistência e proteção da população sob o mandato da Agência da ONU para Refugiados. Além de difundir a plataforma junto à esta população, as organizações parcerias irão retroalimentá-la com informações úteis relacionadas a serviços, oportunidades de trabalho, questões sobre documentação e outros temas de interesse. 

O Help foi criado para solucionar problemas reais que afetam o dia-a-dia das pessoas em situação de refúgio. Após diversas consultas com essa população, o ACNUR desenvolveu globalmente a estrutura, design e conteúdos do site para serem usados em vários países, de acordo com a realidade local. A proposta é que a plataforma seja um canal de comunicação entre todos os interlocutores atuantes nos temas do refúgio e apatridia no país.

A versão brasileira está disponível em cinco idiomas – português, inglês, espanhol, francês e árabe –, contemplando assim a diversidade dos refugiados no Brasil e os diferentes serviços oferecidos no país para esta população.

O ACNUR compilou informações das três instâncias de governo (federal, governamental e municipal), assim como da Polícia Federal, da sociedade civil e de universidades, disponibilizando-as em um único endereço eletrônico: Help.ACNUR.Org

“O lançamento da plataforma Help é um marco no acesso à informação para pessoas refugiadas, solicitantes de refúgio e apátridas no Brasil. Nosso objetivo é que ela amplifique o conhecimento sobre direitos e deveres para essa população e para todos os interessados na causa do refúgio no país, tornando-se uma referência confiável e atual”, diz o Representante do ACNUR no Brasil, José Egas.

Como forma de manter o conteúdo da plataforma atualizado e facilitar o diálogo com a população refugiada, o ACNUR lançou também o Programa de Apoiadores do Help. São apoiadores as organizações parceiras do ACNUR, pessoas refugiadas e abrigos que recebem venezuelanos pelo programa de interiorização promovido pelo Governo Federal. Estes atores têm o papel fundamental de informar a suas comunidades e redes de contatos sobre as funcionalidades do Help, ampliando o seu alcance.

No encontro com os parceiros do ACNUR foram disponibilizados os materiais de visibilidade da plataforma, como cartazes e folders. Produzidos nos cinco idiomas, esses materiais serão distribuídos em pontos estratégicos de circulação dessa população no país.

Segundo dados divulgados pelo CONARE no relatório “Refúgio em Números”, o Brasil reconheceu, até o final de 2017, um total de 10.145 refugiados de diversas nacionalidades. Desses, apenas 5.134 continuam com registro ativo no país, sendo que 52% moram em São Paulo, 17% no Rio de Janeiro e 8% no Paraná. Os sírios representam 35% da população refugiada com registro ativo no Brasil.