Estudantes têm bolsa para intercâmbio no Egito

Seg, 04/02/2019 - 16:28

Por Isaura Daniel/ANBA

Organização AFS está com inscrições abertas para alunos do ensino médio de escolas públicas de algumas cidades brasileiras interessados em fazer experiência no Egito e Estados Unidos nas férias de julho.

Estudantes brasileiros do ensino médio de escolas públicas dos estados de Goiás, Minas Gerais e Amapá podem se inscrever até 28 de fevereiro para participar de um intercâmbio de estudos gratuito no Egito em julho. A viagem fará parte do programa BP Global STEM Academy, resultado de uma parceria entre a organização internacional AFS e a empresa petrolífera BP, e terá como foco o estudo de ciências, tecnologia, engenharia e matemática.

Serão concedidas dez bolsas para brasileiros. Filhos de funcionários da BP de qualquer estado brasileiro podem se inscrever, além de estudantes em geral de algumas cidades onde a empresa tem unidades e seu entorno: Edéia, Porteirão, Acreúna, Indiara, Turvelândia, Castelândia, Santa Helena, Itumbiara e Cachoeira Dourada, em Goiás; e Ituiutaba e Gurinhatã, em Minas Gerais. Também está aberta a candidatura de alunos de todas as cidades do estado do Amapá.

O programa tem braço no Egito, onde funciona como Egypt Global STEM Academy, e no país fez parcerias com o Information Technology Institute (ITI) e com organizações voltadas para desenvolvimento sustentável e mudança climática para que os intercambistas tenham aulas e oficinas junto a elas. O foco das atividades no Egito serão tecnologia e os objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Além de aulas e oficinas, os escolhidos se reunirão com representantes da BP no Egito para que conheçam suas atuações profissionais e tenham neles uma fonte de inspiração. Também terão atividades para conhecer a cultura egípcia, melhorar habilidades linguísticas e interculturais, inclusive com aulas do idioma árabe e visita locais históricos. Os estudantes ficarão em casas de famílias locais, que são voluntárias e passam por aprovação do AFS.

De acordo com informação da AFS, o objetivo do programa é incentivar o desenvolvimento de conhecimento entre os estudantes nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, representadas pela sigla STEM em inglês (science, technology, engineering, mathematics). A iniciativa é voltada para essas áreas e suas aplicações integradas ao desenvolvimento de competências globais como habilidade linguística, adaptabilidade, resolução de problemas, colaboração e habilidade para construir pontes entre diferentes culturas.

Para se candidatar às bolsas, entre outros requisitos, é preciso ter nascido entre 01 de dezembro de 2001 e 01 de junho de 2004, residir nas cidades determinadas (acima), estar cursando escola pública em 2019 (exceto os filhos de funcionários da BP, que podem ser do ensino privado), ter nível de inglês no mínimo intermediário, ter interesse e excelente desempenho escolar em ciências, química, física e matemática.

O programa no Egito começa em 27 de junho e vai até 23 de julho de 2019. Além do país árabe, também estão abertas inscrições para bolsas do programa nos Estados Unidos, de 07 de julho e 01 de agosto. A bolsa, tanto para um país quanto para o outro, cobre as quatro semanas de intercâmbio, hospedagem, alimentação, passagem de ida e e volta (inclusive do trecho doméstico até São Paulo ou Rio de Janeiro), seguro médico, orientações, taxa de visto, deslocamento para emissão do visto (moradores do Amapá) e taxa de emissão de passaporte.

Os interessados devem se inscrever pelo site de candidaturas da AFS. O destino – Estados Unidos ou Egito – será indicado pela organização da bolsa, mas o candidato poderá indicar sua preferência. O resultado final estará disponível em 28 de março.

A empresa BP é quem patrocina as bolsas. No total serão concedidas 100 delas, das quais dez para brasileiros. A AFS, que executa o programa, é uma organização voltada a intercâmbios e oferece também a opção de experiências pagas, além de receber estudantes estrangeiros no Brasil (foto acima). Como ela não tem fins lucrativos, porém, todo o ganho é reinvestido em atividades ligadas aos programas, como treinamento de voluntários, orientação dos jovens intercambistas e das famílias voluntários, entre outras.

Serviço:

BP Global STEM Academy
Programa de bolsas para intercâmbio – Egito e EUA
Inscrições até 28 de fevereiro de 2019
Mais informações aqui