Evento literário em Santos/SP terá discussão sobre cultura árabe

Sex, 01/09/2017 - 12:42

 

A cidade de Santos, no litoral do estado de São Paulo, sediará entre o fim de setembro e o começo de outubro a 9ª edição da Tarrafa Literária, festival de literatura que desde 2009 ocorre todos os anos. Em 2017, o evento conta pela primeira vez com o apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira – fato que deve, a partir de agora, amplificar a presença de conteúdos relacionados à cultura árabe.

A Tarrafa Literária é um festival de literatura que reúne leitores e escritores para conversar e debater diversos temas, desde a própria literatura até ciência, história, jornalismo, futebol e gastronomia. A ideia, segundo o organizador José Luiz Tahan, é fazer uma grande festa de entretenimento e cultura, sem o aspecto acadêmico.

“É um festival internacional, onde buscamos sempre trazer escritores estrangeiros e brasileiros para debater assuntos. Não há um assunto especifico central, procuramos fazer um apanhado de temas diferentes nas mesas de discussão”, explica Tahan, que, além de organizador, é livreiro e editor.

Para esta edição, que ocorrerá em locais próximos ao centro histórico de Santos, como o Theatro Guarany, o Museu do Café e as dependências do Sesc local, Tahan pretende formar uma mesa de discussão sobre a cultura árabe. Para isso, convidou alguns escritores com descendência de países da região – a programação, porém, ainda não foi fechada, à espera de confirmações. “Há um desejo de aproximar mais as culturas brasileira e árabe”, diz.

Segundo o organizador, Santos tem uma ligação histórica com a comunidade árabe. “Eu mesmo sou neto de libaneses, que desembarcaram no Brasil a partir do porto de Santos”, conta.

Adel Auada, vice-presidente administrativo da Câmara Árabe, destaca o apoio da entidade ao evento: “A partir da nossa diretoria cultural buscamos sempre fomentar a cultura árabe no Brasil. Este evento promove mesas e debates literários, com a presença de autores descendentes de árabes”, explica.

Além do festival, que dura quatro dias, Tahan promove durante o ano as chamadas Tarrafadas, debates isolados de um dia. A edição de dezembro, ainda sem dia definido, já tem um participante confirmado: o escritor Milton Hatoum, descendente de imigrantes libaneses.

Serviço

9ª Tarrafa Literária – Festival Internacional de Literatura
De 27 de setembro a 1º de outubro, em Santos (SP)
Entrada Gratuita
Mais informações: https://www.facebook.com/festivaltarrafaliteraria/