Copa dos Refugiados começará neste sábado, dia 2, em Porto Alegre

Ter, 29/05/2018 - 15:39
Publicado em:

A Copa dos Refugiados de Futebol, projeto de integração esportiva que envolve refugiados e migrantes, terá início em Porto Alegre neste sábado, dia 2. O torneio envolve a participação de 120 jogadores amadores que representarão seus respectivos países de origem: Angola, Colômbia, Guiné Bissau, Haiti, Líbano, Peru, Senegal e Venezuela.

A primeira etapa da disputa será no Estádio Passo D’Areia do Esporte Clube São José, a partir das 09h00. As semifinais e a grande final do torneio serão realizadas no Estádio Beira Rio, do Sport Club Internacional, no domingo (03), às 13h. Além dos jogos, está programada uma ação de empregabilidade com cadastramento de currículos de refugiados, que posteriormente serão encaminhados para empresas da indústria, do comércio e de serviços do Rio Grande do Sul.

O vencedor da etapa de Porto Alegre disputará a chamada Copa do Brasil de Refugiados, um quadrangular que envolverá também os vencedores do torneio regional que será realizado em São Paulo (no mês de julho) e no Rio de Janeiro (agosto), assim como um time misto composto por refugiados de diferentes nacionalidades.

A etapa de Porto Alegre da Copa dos Refugiados já está em seu segundo ano e é realizada pela ONG África do Coração, em parceria com a Ponto Agência de Inovação Social.

São apoiadores do projeto ACNUR (Agência da ONU para Refugiados), Prefeitura de Porto Alegre (por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte), ASAV (Associação Antônio Vieira), Sport Club Internacional, gestora do estádio B.RIO, Esporte Clube São José, Federação Gaúcha de Futebol, ABACE (Associação Buriti de Arte, Cultura e Esporte), Beat Conteúdo e Relacionamento, Agência Matriz, Fuerza Studio, Uniritter e Sociedade Libanesa. A patrocinadora oficial da etapa de Porto Alegre da Copa do Brasil de Refugiados é a marca de arroz SunRice.

Para assistir aos jogos em Porto Alegre, será cobrado ingresso único no valor de R$10,00. Os recursos arrecadados serão destinados ao projeto Tupiniquês – ação social que promoverá cursos gratuitos sobre linguagem e cultura brasileira aos refugiados e migrantes, visando facilitar a inserção dessa população na sociedade brasileira e no mercado de trabalho. A expectativa é de que o público presente nos jogos supere os números do ano passado, ultrapassando três mil pessoas.

Serviço:

Copa do Brasil de Refugiados – etapa Porto Alegre 2018

Datas e locais: 02/06 no Estádio Passo D’Areia (quartas de final), das 09h às 13h

03/06 no Beira Rio (semifinais e final), das 13h às 17h

Ingressos: R$ 10,00 (venda somente antecipada pelo site www.copadosrefugiados.com e na plataforma Sympla - www.sympla.com.br). O ingresso é único e válido para os dois dias de jogos.

Sobre a Copa dos Refugiados

A Copa dos Refugiados surgiu em 2014 na cidade de São Paulo, uma iniciativa da ONG África do Coração com o apoio do ACNUR. O evento reflete um projeto de integração de pessoas refugiadas por meio do esporte, envolvendo refugiados que representam seus países de origem que buscam promover suas culturas, seus talentos e seus conhecimentos.

Legenda da foto: Refugiado participa da Copa dos Refugiados de 2015, evento promovido para dar visibilidade à causa do refúgio e promover a integração desta população por meio do esporte. Foto: ACNUR / Emiliano Capozoli