Dia Mundial do Refugiado terá show de música oriental

Sex, 07/06/2019 - 00:44
Publicado em:

Por ANBA

Para celebrar o Dia Mundial do Refugiado, a Biblioteca Parque Villa-Lobos promove show do grupo de música étnica e oriental Yaqin Ensemble, com a presença do músico palestino Yousef Saif (foto). O evento ocorre em 20 de junho, às 14 horas (feriado de Corpus Christi), e tem organização do projeto Deslocamento Criativo, que promove a inclusão de refugiados pela economia criativa em São Paulo.

“Nosso intuito é destacar a riqueza que a migração gera no campo da economia criativa, por consequência das interações interculturais”, disse a idealizadora e gestora do Deslocamento Criativo, Maria Nilda Santos.

O som do Yaqin Ensemble pode ser comparado ao arabesco, ornamento de origem árabe, por promover o cruzamento de diversas formas e tradições musicais, com repertório que abrange desde a música barroca e a música do Oriente Médio até a música popular brasileira. O grupo foi criado pelo pesquisador e multi-instrumentista Mario Aphonso III, responsável pelo lançamento de dois álbuns importantes de música oriental.

Misturando instrumentos do Oriente Médio como “oud”, “bouzouki”, “nay”, “riqq”, “derbak” e “frame drums”, Yaqin Ensemble traz ao público composições e arranjos utilizando expressões do Oriente, como a utilização dos “maqams” e “iqqat” (modos e ritmos orientais) em conjunto com a essência dos ritmos ocidentais e brasileiros.

Para a apresentação, a formação do grupo será composta por Mario Aphonso III (Ney, Nay, Kaval), Ian Nain (Oud, Cura, Saz), Francisco Lobo (Derbak, Riqq, Frame drums), Yousef Saif (Bouzouki, Baglama) e Bruna Milani (dançarina).

Yousef Saif é um compositor e músico multi-instrumentista palestino. Ele começou sua carreira musical aos seis anos de idade tocando o bouzouki, instrumento tradicional do Iraque, da família do alaúde. Yousef se formou na faculdade de música na Jordânia e já trabalhou com diversas bandas palestinas. No Brasil há mais de um ano, toca na Orquestra Mundana Refugi, Diversite e Yaqin Emsemble, entre outros grupos.

Para mais informações, visite a página do evento no Facebook.

Serviço

Show do grupo Yaqin Ensemble
20 de junho
Quinta-feira, 14 horas
1h30 de duração
Biblioteca Parque Villa-Lobos
Av. Queiroz Filho, 1205
Alto de Pinheiros, São Paulo
Grátis