Estatueta de deusa de 4.500 anos é encontrada na Palestina

Seg, 02/05/2022 - 10:28
Publicado em:

 

Imagem de pedra com o rosto da antiga deusa do amor e da guerra foi descoberta no sul da Faixa de Gaza, segundo anúncio feito nesta segunda-feira (25).

 

Uma estatueta de pedra de 4.500 anos foi encontrada por um fazendeiro palestino enquanto trabalhava em sua terra em Khan Younis, ao sul da Faixa de Gaza. A imagem (foto acima) representa o rosto de Anat, uma das divindades cananeias mais conhecidas, deusa do amor e da guerra. O anúncio foi feito por autoridades arqueológicas da Palestina na cidade de Gaza nesta segunda-feira (25).

A escultura em pedra calcária data de cerca de 2.500 a.C. e tem 22 centímetros de comprimento. A estatueta foi encontrada em um local que era uma importante rota de comércio terrestre para várias civilizações que viviam na região, de acordo com Jamal Abu Reda, responsável pelas antiguidades do Ministério do Turismo e Antiguidades de Gaza.

Esta foi a descoberta mais recente na Faixa de Gaza, local onde o turismo em sítios arqueológicos é limitado devido ao bloqueio israelense imposto desde que o grupo Hamas assumiu o enclave, em 2007. Gaza abriga cerca de 2,3 milhões de palestinos.

Em janeiro, o Hamas reabriu os restos de uma igreja bizantina do século 5 após um esforço de restauração de anos apoiado por doadores estrangeiros. Em fevereiro, trabalhadores em um canteiro de obras no norte de Gaza descobriram 31 túmulos da era romana que datam do primeiro século depois de Cristo.

*Com informações do jornal Arab News