Mobilização internacional para o Fórum Social Mundial Palestina Livre

Qui, 22/11/2012 - 16:38
As delegações dos seguintes países já confirmaram a presença: África do Sul, Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Escócia, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, França, Gana, Guiné, Índia, Inglaterra, Irã, Israel, Itália, Japão, Jordânia, Líbano, Noruega, Palestina, Paquistão, Paraguai, Rep. Dem. do Congo, Senegal, Suazilândia, Togo, Tunísia, Uruguai e Venezuela.

Foram registradas 158 atividades autogestionadas, promovidas por organizações de 21 países. No momento, a organização do FSMPL está fechando o processo de convergência dessas atividades, que permitirão assegurar debates fortes, focados e globais. Uma breve análise das atividades autogestionadas registradas mostra uma coerência impressionante de intenções de solidariedade global. As atividades refletem plenamente os objetivos, as prioridades e as análises do documento de referência elaborado na Palestina para o FSM Palestina Livre.

Grandes palestrantes

Dezenas de palestrantes inspiradores, ativistas-chave do movimento  de solidariedade global, intelectuais, líderes de movimentos sociais e  artistas já confirmaram presença no Fórum Social Mundial  Palestina Livre. Veja abaixo alguns dos convidados:

- Ronnie Kasrils (nascido em 15 de novembro de 1938), político sul-africano, foi ministro de 2004 a 2008 e membro da Comissão Executiva do Comitê Nacional do Congresso Nacional Africano (CNA) de 1987 a 2007, bem como membro do Comitê Central do Partido Comunista Sul-Africano de dezembro de 1986 a 2007. É um dos oradores mais eloqüentes sobre o apartheid israelense, com uma ótica sul-africana: "Na África do Sul - não esqueçamos - houve um tempo em que o mundo compararia o governo a qualquer regime repulsivo tirânico e diria: 'é um lugar onde nunca haverá mudança - estes caras negros não vão ser capazes de remover a tirania do apartheid. Os caras são muito poderosos, os recursos, os militares, a força, o ouro, a riqueza - impossível!' Mas não para um povo reprimido que nunca disse aceitar o jugo".
Veja o discurso na íntegra em: http://www.youtube.com/watch?v=g_CdLDNHAWI&playnext=1&list=PLA33164389B92CF8D&feature=results_video<

- Angela Davis:
Seu ativismo e seus estudos nas últimas décadas a aproximaram do povo palestino. Hoje ela está profundamente envolvida na busca de justiça social com os palestinos. Angela sempre enfatizou a importância da construção de comunidades de luta pela justiça econômica, racial e de gênero. Autora de nove livros, ela lecionou nos Estados Unidos, na Europa, na África, na Ásia, na Austrália e na América do Sul. Para uma apresentação sobre a Palestina ver:
http://www.youtube.com/watch?v=IZS2lVDqBTE&playnext=1&list=PL276B1C2099A0ED05&feature=results_video
 
O Fórum contará também com participações de diversos artistas, entre eles:

- Marcel Khalife - nasceu em 10 de junho de 1950, em Amchit, no Líbano. Estudou o oud (alaúde árabe) no Conservatório Nacional de Música de Beirute e se formou em 1971. Desde então vem trazendo nova vida para o instrumento. Seu trabalho tem sido aclamado pela crítica, no mundo árabe e  internacionalmente. Criatividade, inovações, preocupações políticas e humanitárias fizeram dele um dos heróis musicais da causa palestina. Em junho de 2005 Marcel Khalife, foi nomeado Artista da Unesco para a Paz, por sua realização artística e por suas contribuições humanitárias. Ele já se apresentou em alguns dos mais prestigiados salões de música do planeta. "Nada justifica a nossa arte mais do que falar por aqueles que não podem falar."

Veja uma performance de Marcel Khalife em: http://www.youtube.com/watch?v=PDRKsmiFQJI

- DAM Hiphop - A música de DAM é uma fusão única de Oriente e Ocidente, combinando ritmos de percussão árabe, melodias do Oriente Médio e hip hop urbano. A inspiração musical de DAM vem da vida cotidiana em sua cidade natal de Lyd, a 15 minutos de Tel Aviv, entre os jovens da cidade e comunidades vizinhas com programas e oportunidades antes negados aos cidadãos palestinos de Israel. O grupo tem sido destaque na Vibe, National Geographic, Rolling Stone, Q, Basement, Reuters e The New York Times, e já apareceu na MTV, CNN, BBC e Al Jazeera.

Conheça um de seus vídeos musicais (em árabe, com legendas em português):http://www.youtube.com/watch?v=O6aZCSysDls
 
Para conhecer a programação completa do Fórum, acesse o site http://wsfpalestine.net/pt-br